Foto: Envato Elements
Publicado em 21/11/2025, às 09h08
São Paulo, 21/11/2025 - O Brasil chegou a 16 mortes confirmadas por intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Saúde divulgou nesta semana um novo boletim que atualizou o número: são agora 97 casos registrados, sendo 62 confirmados e 35 em investigação.
No total, foram 772 suspeitas descartadas. Entre os estados, São Paulo é o mais atingido, com 48 casos confirmados, incluindo cinco ainda em investigação e nove óbitos confirmados. Os casos descartados somaram 511 na região.
Leia também: Antídoto do metanol: como funciona o fármaco distribuído aos estados
As outras mortes foram registradas no Paraná, com três mortes; outras três em Pernambuco e uma no Mato Grosso.
Em relação às intoxicações confirmadas por metanol, outros estados tiveram mais registros: seis casos no Paraná, cinco em Pernambuco, dois no Mato Grosso e um no Rio Grande do Sul.
Ainda há 10 mortes em análise, com cinco em São Paulo, quatro em Pernambuco e uma em Minas Gerais. Os óbitos descartados somam 50 notificações.
Sobre casos suspeitos, estão sendo investigados:
Pernambuco: 12 casos;
São Paulo: 5 casos;
Piauí: 5 casos;
Mato Grosso: 6 casos;
Paraná: 2 casos;
Bahia: 2 casos;
Minas Gerais: 1 caso;
Tocantins: 1 caso.
O metanol é um composto químico líquido, incolor e volátil, utilizado como combustível, como matéria-prima na produção de solventes, tintas, resinas, plásticos e produtos de limpeza, além de poder estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas e clandestinas.
Os primeiros casos registrados de intoxicação e óbitos foram em setembro, na capital e região metropolitana de São Paulo.
Leia também: Polícia descobre dois postos suspeitos de fornecer metanol para bebidas
Um dos primeiros sintomas de intoxicação por metanol é a sensação de ressaca persistente que piora com a passagem do tempo. Os sintomas seguintes são:
Iniciais (até 6h após ingestão): sonolência, perda ou irregularidade da coordenação muscular, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e pressão baixa;
Entre 6h e 24h: visão turva, fotofobia, perda de visão, parcial ou total.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Streaming