Número de passageiros em aeroportos do Sudeste cresce quase 10%, segundo a Anac

Alexandre Macieira / Riotur

O Galeão foi o que apresentou maior crescimento, segundo a Anac: alta de 25%, com 9,7 milhões de passageiros movimentados - Alexandre Macieira / Riotur
O Galeão foi o que apresentou maior crescimento, segundo a Anac: alta de 25%, com 9,7 milhões de passageiros movimentados

Por Elisa Calmon, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/08/2025, às 18h12
São Paulo, 29/08/2025 - Os aeroportos da região Sudeste transportaram 71,9 milhões de passageiros entre janeiro e julho de 2025. O número representa um crescimento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 O resultado foi impulsionado pelo Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro), que registrou alta superior a 25%, com 9,7 milhões de passageiros movimentados. Destaque também para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que transportou 14,6 milhões de pessoas, crescimento de 13,6%. Em Minas Gerais, o Aeroporto Internacional de Confins registrou 7,3 milhões de passageiros, avanço de 13,3%.
Leia também: 'Taxa do clima' pode impactar nos preços das passagens aéreas; saiba como
 Na liderança em números absolutos, Guarulhos (SP) segue como o principal aeroporto do País, com 26,2 milhões de passageiros, alta anual de 7,9%, enquanto Viracopos/Campinas (SP) movimentou 7,3 milhões (+7,8%). Entre os terminais regionais, chamaram a atenção São José do Rio Preto (SP), com salto de 21,9%, e Vitória (ES), reportando alta de 11,7%.

'Turismo ativo'

 O secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, atribui os avanços ao aquecimento da economia brasileira. “No Sudeste, que tem forte participação no PIB, o aumento no número de passageiros transportados é um sinal de que o turismo está ativo e de que há abertura de oportunidades em outros setores produtivos nos quatro estados da região”, afirma.
 Os aeroportos do Sudeste somaram 11,3 milhões de passageiros em julho, crescimento de 6,8% em relação a igual mês de 2024. O Galeão voltou a liderar em desempenho, com expansão de 20,8% no período, seguido por Vitória (+13,8%) e São José do Rio Preto (+17,6%).

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias