ONS eleva projeção de armazenamento nas hidrelétricas do Sudeste e Sul

Divulgação / Belo Monte

No Norte, onde se localiza a Usina de Belo Monte (foto), a expectativa é de que termine o mês aos 71% da média, ou 2.238 MWmed - Divulgação / Belo Monte
No Norte, onde se localiza a Usina de Belo Monte (foto), a expectativa é de que termine o mês aos 71% da média, ou 2.238 MWmed

Por Ludmylla Rocha, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 15/08/2025, às 16h25

São Paulo, 15/08/2025 - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou a expectativa de volume de energia armazenada nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste e do Sul ao fim do agosto, segundo boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado nesta sexta-feira, 15.fim do agosto, segundo boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado nesta sexta-feira, 15.

No Sudeste/Centro-Oeste, submercado que responde por mais da metade do armazenamento para produzir energia hidrelétrica no País, a previsão é de uma Energia Armazenada (EAR) de 58,8%. O porcentual é 0,1 ponto porcentual (p.p.) maior que o projetado na semana passada para o dia 31, e 2 p.p. menor que os níveis atuais.

No Sul, o ONS também revisou para cima as projeções para o encerramento do mês e passou a esperar que a região termine agosto aos 74,6% de EAR, abaixo dos 81,1% atuais, mas acima dos 73,7% projetados na sexta-feira anterior.

Leia também: Levantamento mostra que consumo de energia elétrica caiu 1,4% em junho

Já no Norte, a projeção caiu 2 p.p. em relação à semana passada e ficou em 87,3% para o fim do oitavo mês do ano. O porcentual está 1,8 p.p. abaixo dos níveis observados nesta sexta-feira, 15.

No Nordeste, também houve queda na expectativa para o fim do mês, que passou para 60,4% para 60.0%, porcentual menor que os 62,3% de hoje.

Afluência

O ONS também atualizou as projeções do volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas. No caso do Sudeste/Centro-Oeste, para baixo, e no Norte e no Sul para cima. O Nordeste se manteve estável, considerando-se a medida em porcentual.

No Sudeste/Centro-Oeste, a instituição setorial passou a esperar que a Energia Natural Afluente (ENA) fique em 70% da Média de Longo Termo (MLT). A projeção equivale a 14.457 megawatts médios (MWmed), reduzindo em 1 p.p. a expectativa da semana passada para o fim deste mês.

A ENA da região Sul deve encerrar o mês em 78% da MLT, ou 7.836 MWmed. A previsão está 2 p.p. acima do previsto no PMO anterior.

Já no Norte, a expectativa é que o submercado termine o mês aos 71% da MLT, ou 2.238 MWmed. O volume representa uma ampliação de 6 p.p. ante a ENA projetada na semana passada, de 65% da MLT.

No Nordeste, por sua vez, a expectativa é que o submercado termine o mês com ENA de 1.586 MWmed, que equivale a 49% da MLT. O porcentual é o mesmo do boletim da semana passada. Houve redução de apenas 4 MWmed na projeção atualizada para o submercado.

Palavras-chave hidrelétricas ONS afluência

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias