Envato
 
 Por Ludmylla Rocha, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 30/10/2025 - O consumo de eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao longo de novembro deve ser de 81.984 megawatts médios (MWmed), informou há pouco o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Se o montante for confirmado, representará um aumento de 0,9% em relação a novembro de 2024.
Segundo técnicos da instituição, a revisão para baixo em relação à previsão anterior - que estimava aumento anual de 3,2% - considera a dinâmica mais recente da carga, em especial nos últimos meses, que foi menor influenciada por temperaturas mais baixas em grande parte do território nacional, entre outras variáveis.
Leia também: Itaipu aposta em energias renováveis e quer dobrar capacidade de geração
No Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País, a previsão é de 45.128 MWmed no próximo mês, valor que, se realmente ocorrer, representará estabilidade em relação a igual período do ano passado. Antes, o órgão setorial esperava alta anual também de 3,2% para o submercado.
No Sul, a expectativa atualizada é de queda na comparação anual. O ONS espera que a carga no subsistema seja de 13.917 Mwmed em novembro, redução de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2024. Antes, a previsão era de alta de 1,1%.
No Nordeste, onde a carga sofre menos influência da temperatura porque a amplitude da variação ao longo do ano é menor, a previsão é de que 14.125 MWmed sejam consumidos, representando uma alta anual de 3,7%, a mesma da última previsão feita para o submercado.
Por fim, no Norte, a projeção revisada é de 8.814 MWmed para o próximo mês, que equivale a uma alta anual de 7,1%. A região também é marcada por menor variação da temperatura. O submercado foi o único no qual houve aumento na projeção de carga já que antes esperava-se uma ampliação anual de 6,3%.
Dezembro
Os técnicos do ONS também informaram previsões atualizadas para a carga em dezembro. No SIN como um todo, a projeção para o mês é de 82.656 MWmed, aumento anual de 3,3%.
No Sudeste/Centro-Oeste, a previsão para o último mês do ano é de 45.557 MWmed, alta anual de 0,8%, enquanto no Sul, a perspectiva para o mesmo mês é de 14.529 MWmed, aumento anual de 8,5%. No Nordeste, a projeção para dezembro é de 13.923 MWmed (alta anual de 2,5%)e, no Norte, de 8.628 MWmed (ampliação anual de 9,8%).
Durante a reunião da Programação Mensal da Operação (PMO), que está em andamento nesta quinta-feira, 30, os técnicos esclareceram que as projeções para dezembro não contam com premissa meteorológica consolidada, como ocorre para novembro. São considerados apenas o comportamento da carga e a sazonalidade para o período, disseram, além das sinalizações já existem em termos de temperatura.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
 Energia
 Energia  
 