Operação da PF sobre Bolsonaro tem repercussão internacional nas redes, diz Nexus

Adobe Stock

Oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas a Alexandre de Moraes - Adobe Stock
Oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas a Alexandre de Moraes

Por Geovani Bucci, da Broadcast

[email protected]
Publicado em 18/07/2025, às 14h54

São Paulo, 18/07/2025 - A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou destaque em veículos internacionais como CNN, Fox News e Reuters e impulsionou um salto de 319% nas postagens em outras línguas ao longo da manhã desta sexta-feira, 18. No Brasil, o impacto foi ainda mais expressivo: levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas à ação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Por ordem de Moraes, o ex-presidente também ficará submetido a medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acessar as redes sociais. Além disso, Bolsonaro precisará cumprir o recolhimento domiciliar de 19 horas às 7 horas, inclusive nos fins de semana. O capitão reformado também não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros nem com outros réus e investigados pelo STF.

Entre os termos mais citados estavam "GRANDE DIA" (1º lugar, com 44 mil menções), "TOC TOC TOC" (5º lugar, com 17,5 mil menções), o nome de Jair Bolsonaro (2º lugar, com 126 mil menções) e "Polícia Federal" (3º lugar, com 40 mil menções). Outros tópicos ligados à operação, como "Xandão", "Perseguição" e "Ditadura", também figuraram entre os mais comentados.

Uma análise amostral do instituto a partir de 210 mil postagens, feitas por cerca de 68 mil usuários únicos, indicou pico de menções às 10h, com tendência de alta. A amostra contabilizou mais de 21 milhões de impressões e 825 mil curtidas.

Entre os perfis mais engajados estavam influenciadores de esquerda e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável por uma das publicações mais compartilhadas do dia, superando 160 mil visualizações e 14 mil interações. O influenciador Felipe Neto e os portais G1 e Bloomberg também figuraram entre os emissores mais seguidos, enquanto parlamentares como Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) lideraram a mobilização política na rede.

No Google Trends, Bolsonaro chegou ao topo das buscas no Brasil, com pico às 9h40 e mais de 100 mil pesquisas - a expressão "Bolsonaro preso" também apareceu entre as primeiras posições.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias