Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Operação da PF sobre Bolsonaro tem repercussão internacional nas redes, diz Nexus

Adobe Stock

Oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas a Alexandre de Moraes - Adobe Stock
Oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas a Alexandre de Moraes

Por Geovani Bucci, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/07/2025, às 14h54

São Paulo, 18/07/2025 - A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou destaque em veículos internacionais como CNN, Fox News e Reuters e impulsionou um salto de 319% nas postagens em outras línguas ao longo da manhã desta sexta-feira, 18. No Brasil, o impacto foi ainda mais expressivo: levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas à ação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Por ordem de Moraes, o ex-presidente também ficará submetido a medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acessar as redes sociais. Além disso, Bolsonaro precisará cumprir o recolhimento domiciliar de 19 horas às 7 horas, inclusive nos fins de semana. O capitão reformado também não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros nem com outros réus e investigados pelo STF.

Entre os termos mais citados estavam "GRANDE DIA" (1º lugar, com 44 mil menções), "TOC TOC TOC" (5º lugar, com 17,5 mil menções), o nome de Jair Bolsonaro (2º lugar, com 126 mil menções) e "Polícia Federal" (3º lugar, com 40 mil menções). Outros tópicos ligados à operação, como "Xandão", "Perseguição" e "Ditadura", também figuraram entre os mais comentados.

Uma análise amostral do instituto a partir de 210 mil postagens, feitas por cerca de 68 mil usuários únicos, indicou pico de menções às 10h, com tendência de alta. A amostra contabilizou mais de 21 milhões de impressões e 825 mil curtidas.

Entre os perfis mais engajados estavam influenciadores de esquerda e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável por uma das publicações mais compartilhadas do dia, superando 160 mil visualizações e 14 mil interações. O influenciador Felipe Neto e os portais G1 e Bloomberg também figuraram entre os emissores mais seguidos, enquanto parlamentares como Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) lideraram a mobilização política na rede.

No Google Trends, Bolsonaro chegou ao topo das buscas no Brasil, com pico às 9h40 e mais de 100 mil pesquisas - a expressão "Bolsonaro preso" também apareceu entre as primeiras posições.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias