São Paulo, 08/11/2025 - O governo do Paraná suspendeu a aplicação do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada pelo tornado que já deixou seis mortos e mais de 430 feridos. A prova que estava prevista para ocorrer neste domingo, 9, deve ser realizada em uma outra data, ainda não agendada.
A informação foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) no X. Na mesma publicação, o chefe do Executivo paranaense anunciou uma força-tarefa para ajudar as famílias do município "a se reerguerem".
Apoio do Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o estado está á disposição do governo do Paraná para prestar apoio às vítimas do tornado que assolou a cidade de Rio Bonito de Iguaçu.
"Minha solidariedade ao povo do Paraná e ao governador Ratinho Júnior diante do tornado que atingiu o estado na última noite, com ventos que chegaram a 250 km/h", disse Tarcísio em publicação no X.
"O Governo de São Paulo está à disposição para ajudar no que for preciso e prestar todo o apoio às vítimas dessa tragédia. Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos", disse o governador paulista.
Calamidade pública deve sair hoje
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, indicou que será publicado ainda neste sábado, 8, o reconhecimento sumário de decretos municipais de estado de calamidade pública nas regiões atingidas pelo tornado.
Em nota divulgada nesta manhã, a pasta indicou que tal reconhecimento vai permitir o "acesso imediato aos instrumentos de apoio federal, como assistência humanitária, apoio à reconstrução de infraestruturas públicas e restabelecimento de serviços essenciais".
"Estamos tratando com a ministra Gleisi Hoffman para reconhecer a situação de calamidade e, com isso, disponibilizar não apenas o apoio da Defesa Civil Nacional, mas, também, ações articuladas com os ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde, dos Transportes e das Comunicações, como fizemos recentemente no Rio Grande do Sul", destacou Waldez na nota.
O ministro indicou que a Defesa Civil Nacional foi destacada para ir ainda neste sábado, a Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada pelo tornado.
Mais cedo, a ministra Gleisi Hoffman anunciou a ida de uma comitiva de autoridade, junto das equipes da Defesa Civil, ao Paraná. Além da ministra, irão a Rio Bonito do Iguaçu o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.