PF investiga desvio de R$ 912 mil em emendas Pix para pagamentos de shows no Acre
Divulgação/Polícia Federal
29/01/2026 | 09h31
São Paulo, 29/01/2026 - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 29, a Operação Graco para investigar suspeitas de desvio de R$ 912 mil em recursos de emendas Pix, enviados pelo deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) à prefeitura de Sena Madureira, no Acre. O valor teria sido destinado à contratação de shows musicais realizados em setembro de 2024.
A ação, realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), apura irregularidades na execução dos contratos financiados pela Secretaria Municipal de Cultura do município. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia também: Polícia do DF investiga mortes por injeção de substância letal em hospital
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Acre e no Distrito Federal. As investigações envolvem possíveis crimes de fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O desvio investigado faz parte do modelo conhecido como emendas Pix, que permite repasses diretos de verbas públicas a prefeituras sem necessidade de convênios ou prestação de contas prévia. Procurada pelo Estadão, a defesa do parlamentar não se manifestou.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
