Canetas antiobesidade podem reduzir custos da saúde pública, diz farmacêutica
Reprodução / Novo Nordisk
28/01/2026 | 13h18 ● Atualizado | 13h21
São Paulo, 28/01/2026 - A presidente da farmacêutica Novo Nordisk no Brasil, Isabela Wanderley, afirmou que o avanço dos tratamentos para obesidade tende reduzir custos do sistema de saúde e alterar estruturalmente o padrão de consumo da população.
Segundo ela, cerca de 30% dos brasileiros já são obesos e até 50% estão em sobrepeso, o que pressiona gastos públicos e privados com doenças crônicas associadas. A Novo Nordisk é conhecida pelo Ozempic e Wegovy, produzindo cerca de 50% da insulina mundial.
Wanderley também afirmou que uma perda de aproximadamente 10% do peso corporal pode elevar a expectativa de vida em até dez anos e reduzir em cerca de 65% as internações hospitalares, efeito considerado relevante para países com sistema de saúde universal e orçamento restrito, como o Brasil.
Leia mais: Importação de canetas emagrecedoras já supera itens como salmão e smartphones
Os novos medicamentos mudam o comportamento alimentar ao ampliar a saciedade e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, levando o consumidor a ingerir menores volumes e buscar produtos de maior qualidade nutricional".
Com isso, ela acredita que esse movimento abre espaço para uma reorganização da indústria e do varejo de alimentos, com maior oferta de porções menores, foco em proteína e produtos alinhados à saúde, sem perda de apelo sensorial.
(Por Júlia Pestana)
Leia mais: Canetas para emagrecer podem afetar a segurança de cirurgias plásticas
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
