Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Presidente da COP30 diz que tratará de desmatamento e combustíveis fósseis

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, diz que fará "roadmaps" para desmatamento e combustíveis fósseis - Tânia Rêgo / Agência Brasil
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, diz que fará "roadmaps" para desmatamento e combustíveis fósseis

Por Renan Monteiro e Karla Spotorno, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/11/2025, às 16h38 - Atualizado às 16h39
Belém, 22/11/25 - O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, disse há pouco que o Brasil está comprometido em criar ao longo dos próximos meses os chamados “mapas do caminho” para a redução ou fim da dependência dos combustíveis fósseis, bem como o roteiro em relação ao desmatamento zero
Apesar da ampla expectativa de diferentes países, comunidade científica e sociedade civil, essas duas frentes de atuação não foram contempladas nos textos que referendem as negociações em Belém (PA).
Isso não impede que o Brasil tome a iniciativa de prosseguir em paralelo com as duas questões, tendo em vista que o país está na presidência da Conferência até o início da COP31.
Leia também: Texto da COP30 não aborda combustíveis fósseis mas avança na causa indígena
Na condição de presidente da COP até 2026, André Corrêa do Lago declarou que criará os dois roadmaps. Ontem ele esteve reunido diferente grupos negociadores para costurar consenso nos temas sensíveis das tratativas.
No centro das discussões estavam os "mapas do caminhos” para afastamento no uso dos combustíveis fósseis e o fim do desmatamento.
Quero reafirmar que farei o possível para desapontar durante a minha presidência. Convocaremos diálogos de alto nível reunindo as principais organizações internacionais, governos de países produtores e consumidores, indústria, trabalhadores, acadêmicos e sociedade civil".
Leia também: 'Mudamos por escolha ou por tragédia', diz presidente da COP30 sobre mudanças climáticas
Na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com um acordo que propôs pela primeira vez a "transição em direção ao fim dos combustíveis fósseis". O texto menciona expressamente que os países devem mudar os seus sistemas energéticos “de forma justa, ordenada e equitativa”.
O documento também insta os 198 países-membros da convenção a “acelerarem a ação nesta década crítica para atingir a neutralidade de carbono até 2050, segundo a ciência”.
Na Cúpula dos Líderes, que antecedeu a COP30, Lula defendeu a superação da dependência dos combustíveis fósseis e, desde então, se especulava nos corredores sobre um possível “plano de Lula” para tal objetivo. O “como fazer” é o que ainda está dependente. O tema dividiu as delegações.
Hoje, Corrêa do Lago afirmou que a iniciativa sobre a transição para longe dos combustíveis fósseis irá se beneficiar da conferência sobre o tema anunciada pela Colômbia nesta semana na COP30. O evento, em abril de 2026, vai discutir um “mapa do caminho” para a redução de combustíveis fósseis da matriz energética global.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias