Brasília, 25/11/2025 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que marcou para 10 de dezembro a
sabatina e votação da indicação do advogado-geral da União,
Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal. A data foi informada nesta terça-feira, 25, por Alcolumbre e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Otto Alencar (PSD-BA), responsável pela sabatina.
Pelo calendário, a leitura da indicação será feita em 3 de dezembro. Depois, a sabatina e votação serão realizadas em 10 de dezembro. Perguntado se levaria a indicação ao plenário no mesmo dia, Alcolumbre respondeu que sim.
O calendário, considerado apertado, é visto como um desafio para Messias, por dar apenas duas semanas para que o governo articule os 41 votos necessários para aprovação da indicação. Messias sofre resistências da oposição e mesmo de aliados do governo.
Alcolumbre é contra a indicação de Messias e deu mostras de insatisfação durante o anúncio do calendário nesta tarde. O senador afirmou que ficou sabendo da indicação pela imprensa. "Estava no Amapá e tomei conhecimento pela imprensa da decisão do governo, inclusive com o diário extra publicado naquele dia e uma nota da Secom, do Palácio, informando da decisão institucional", declarou Alcolumbre.
Alcolumbre reafirmou, porém, que dará "rito natural" e disse que conversou com líderes partidários e com Otto Alencar na segunda-feira, 24, para organizar a tramitação do tema.
A indicação também causou um mal-estar entre Alcolumbre e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Ontem, 24, Wagner afirmou que Alcolumbre teria ficado chateado com ele por causa da condução do processo de escolha. Segundo Wagner, Alcolumbre ficou irritado por não ter sido informado de que a indicação sairia na última quinta-feira, 20.
"Espero que o mal-estar do Davi Alcolumbre comigo, não é meu com ele... espero que voltemos a conversar com naturalidade. Foi um momento de não ter sido avisado que sairia o anúncio na quinta-feira. Foi um erro de comunicação? Tudo bem, mas não acho que vamos romper", declarou o senador petista.
Ao lado de Alcolumbre, Otto Alencar ainda informou que o relator da indicação de Jorge Messias será o senador Weverton (PDT-MA). "Vamos conduzir a indicação de Messias como conduzimos outras indicações", disse.