São Paulo e Brasília, 10/09/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na terça-feira, 9, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não é inocente” no julgamento por tentativa de golpe de Estado e criticou novamente as movimentações do filho do capitão reformado, o deputado federal licenciado
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos.
“Foram ao exterior falar mal do Brasil, tentar condenar o próprio País, inventando que o pai dele é inocente. O pai dele não é inocente. Tentou dar um golpe de Estado. Tentou matar o Lula, o (vice-presidente, Geraldo) Alckmin, o ministro (do Supremo) Alexandre de Moraes”, disse Lula. “Não trouxe sequer oxigênio para Manaus quando milhares estavam morrendo.”
O petista prosseguiu com as críticas, ressaltando que os responsáveis pela tentativa de golpe estão sendo julgados “pelos seus devaneios” e, em vez de se defenderem, "já pedem anistia" antes mesmo de haver condenação. O julgamento contra Bolsonaro e outros sete integrantes do chamado “núcleo crucial” da trama golpista está em andamento e deve se encerrar apenas na próxima sexta-feira, 12.
Lula também afirmou que o País atravessa um momento delicado, ao lembrar que "um presidente eleito pelo voto popular cometeu graves erros", está sendo julgado e chegou a enviar emissários aos EUA para pedir ao presidente Donald Trump que taxasse o Brasil. Ela ressaltou que essa é a primeira vez na história que algo assim acontece.
“Este País precisa enfrentar o momento histórico de cabeça erguida. É um País soberano, já fez sua independência, tem mulheres, homens e crianças que se orgulham de ser brasileiros”, afirmou o presidente, reverberando o discurso de soberania, nova tônica do governo federal após o tarifaço. “Não precisamos de ninguém metendo o dedo no nosso País. Cada um cuida do seu nariz. Do nosso terreiro cuidamos nós. Do nosso quintal cuidamos nós."
COP 30 na Amazônia
Lula acrescentou que, nesse contexto, o governo decidiu realizar a Conferência do Clima (COP) na Amazônia. Segundo ele, a região é constantemente alvo de opiniões e pressões externas e, por isso, deve ser apresentada ao mundo com a sua própria identidade: o povo amazônico, os indígenas, os negros, as mulheres, os rios, a floresta e até os mosquitos carapanãs, em contraste com o luxo de cidades como Paris e Londres. A
30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 30) está agendada para ocorrer em Belém, no Pará, entre os dias
10 e 21 de novembro deste ano.
Nesta terça, o petista participou da cerimônia de lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, em Manaus. No evento, afirmou que os prefeitos não são “inimigos”, mas sim os “principais soldados” do governo federal nas cidades, e defendeu políticas ambientais e de proteção à Amazônia.