Sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares é autorizado em SP
Envato
10/02/2026 | 14h28 ● Atualizado | 14h29
São Paulo, 10/02/2026 - O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira, 10, a lei que autoriza que os animais de estimação, como cães e gatos, sejam enterrados em jazigos familiares em todo o Estado de São Paulo. A lei entra em vigor imediatamente.
O Projeto de Lei 56/2015, de autoria do deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos), também conhecido como "Lei Bob Coveiro", foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp), em dezembro do ano passado.
Leia também: Luto por pets: sofrimento se iguala à perda de parente próximo
Segundo o texto, o projeto foi inspirado no caso de um cão que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra e, quando morreu, foi autorizado seu enterro junto de sua tutora.
A nova lei reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação. As despesas serão de responsabilidade da família dona do jazigo ou da sepultura.
De acordo com a nova lei, caberá aos serviços funerários de cada município estabelecer as regras para o sepultamento dos animais.
Leia também: 8 razões para adotar um pet na aposentadoria
No caso de cemitérios particulares, a legislação permite a definição de regras próprias para o sepultamento de cães e gatos desde que observadas as normas legais vigentes.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
