Total de passageiros transportados bate recorde histórico em julho, diz Anac

Envato

No mercado internacional, a movimentação de passageiros chegou a 2,6 milhões, um aumento de 13,6% ante julho de 2024. - Envato
No mercado internacional, a movimentação de passageiros chegou a 2,6 milhões, um aumento de 13,6% ante julho de 2024.

Por Por Vinícius Novais, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 21/08/2025, às 09h04 - Atualizado às 09h16

São Paulo, 21/08/2025 - O mês de julho registrou 11,6 milhões de passageiros no transporte aéreo no Brasil, recorde para o período e para o setor, segundo o relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número representa alta anual de 7,5%.

No mercado internacional, a movimentação de passageiros chegou a 2,6 milhões, um aumento de 13,6% ante julho de 2024. No mercado doméstico, o avanço no período foi de 5,9%, totalizando nove milhões de passageiros, o melhor resultado para o mês.

Leia também: Viagem longa? Veja como proteger suas pernas e evitar inchaço

A demanda doméstica por assentos, calculada pela multiplicação de passageiros pagantes por quilômetros percorridos (Revenue Passenger-Kilometers, RPK), subiu 8,2% em relação a julho de 2024. Já a oferta, medida pelos assentos disponíveis por quilômetro voado (Available Seat Kilometers, ASK), avançou 6,2% no mesmo período.

A demanda e a oferta internacionais cresceram 12,2% no mês. Somados os dois segmentos, a demanda total subiu mensalmente 10,6% e a oferta, 9,7%.

Movimentação de cargas

No mercado total, a movimentação de cargas atingiu 115,1 mil toneladas, recuo anual de 0,8%. O mercado doméstico também registrou queda de 3,8% ante o igual período de 2024, para 39,1 mil toneladas. Apenas o mercado internacional avançou anualmente 0,8%, alcançando 76 mil toneladas.
Palavras-chave Anac assentos aviação passagens

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias