Foto: Divulgação/Toyota
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 18/09/2025 - A Toyota anunciou oficialmente um recall que envolve mais de 590 mil veículos das marcas Toyota e Lexus em vários países, devido a uma falha no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
O problema pode fazer com que a tela se apague sozinha durante a condução ou não ligue ao dar a partida, comprometendo informações essenciais para o motorista. O chamamento foi publicado no site oficial da montadora e já está em andamento.
Segundo a fabricante, esse tipo de falha representa risco direto à segurança, já que a ausência de dados como velocidade e alertas do veículo pode aumentar a chance de acidentes.
Leia também: Interesse por carro novo cresce entre brasileiros, de acordo com pesquisa
No mercado brasileiro, o recall envolve um número menor de unidades:
No caso do RAV4 PHEV, o reparo pode exigir a reprogramação do software ou até a substituição completa do painel. Para os proprietários do GR Corolla, será feita apenas a atualização do sistema.
O atendimento ao RAV4 já começou em 11 de setembro, enquanto os donos do GR Corolla poderão realizar o reparo a partir de 1º de outubro. Todos os serviços são gratuitos.
Leia também: Polícia Federal realiza leilão online com carros a partir de R$ 2 mil em SP; entenda como participar
Nos Estados Unidos e em outros mercados, o recall é muito mais amplo. Ao todo, dez modelos da Toyota e três da Lexus foram convocados, somando mais de 590 mil veículos. Entre eles estão:
Apesar da presença global da Lexus, nenhum modelo da marca de luxo foi incluído no recall brasileiro.
Leia também: Viva Responde tira suas dúvidas sobre comprar um carro zero, seminovo ou usado
A Toyota reforça que todos os proprietários afetados devem agendar o reparo o quanto antes, para evitar riscos durante a condução. A montadora também assegura que todos os custos serão totalmente cobertos pela rede de concessionárias.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.