Viva Responde tira suas dúvidas sobre comprar um carro zero, seminovo ou usado

Manuela França

Alex Agostini, da Austin Rating, tira as dúvidas de leitores do Viva em entrevista para a repórter Alessandra Taraborelli - Manuela França
Alex Agostini, da Austin Rating, tira as dúvidas de leitores do Viva em entrevista para a repórter Alessandra Taraborelli

São Paulo, 21/08/2025 - O Viva Responde, programa de perguntas e respostas do Portal Viva, nesta semana tira dúvidas dos internautas sobre comprar um carro zero, seminovo ou usado. Para isso, convidamos o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, que também fez as contas e simulações da reportagem do Viva, que está no topo das mais lidas do portal nas últimas semanas e que gerou dezenas de comentários. 

Leia também: Carro zero, seminovo, usado ou assinatura. Qual a melhor opção?

Agostini ressalta que além da questão financeira, ao escolher um automóvel, a compra envolve questões emocionais e até de status social.

O leitor Edilson pergunta se um carro pode ser considerado investimento. O economista explicou que para pessoa física, não. Já Laysa quer saber qual carro dá menos manutenção, se o zero ou o seminovo. "Sem dúvida, é o zero", afirma Agostini.

Maria Rosa e Marcos querem entender o que precisam fazer para conquistar o carro zero e o seminovo. Neste caso, Agostini lembrou que as opções são investir o dinheiro, contratar um financiamento ou consórcio. Mas quanto a este último, ele alerta para a necessidade de ter um bom controle financeiro, já que em caso de desistência, o indivíduo pode perder 50% do valor pago ao consórcio até a data de saída do grupo.

Leia também: Vai vender seu carro? 4 erros que podem fazer você perder dinheiro na negociação

Joyce pergunta se vale a pena pedir desconto quanto ao IPVA, e Agostini explica que não: "O carro tem que vir com o imposto pago já", aconselha.

Acompanhe essas e outras dicas no vídeo:

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias