Abe McNatt / White House
São Paulo, 01/08/2025 -- Em meio às tensões entre o Brasil e os Estados Unidos causadas pelo tarifaço imposto pelo governo americano a produtos brasileiros e pelas sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Lula pode ligar para ele quando quiser. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta feita pela repórter Raquel Krähenbühl, da GloboNews, em frente à Casa Branca.
A afirmação ocorreu quando foi questionado se ele estaria aberto a negociar as tarifas e se Lula poderia ligar para ele. “Ele pode falar comigo quando quiser”, respondeu. A repórter então pergunta se Trump estaria aberto a discutir as tarifas e se elas são negociáveis. Ele apenas repetiu que Lula poderia ligar para ele.
Leia também: Trump dá indireta de que manterá tarifa de 50% para o Brasil
Questionado sobre o que falta para o Brasil, numa referência a negociações, o norte-americano respondeu: “Bem, vamos ver o que acontece. Eu amo o povo brasileiro”. A jornalista insiste e questiona o motivo de as tarifas serem de 50% e que elas não parecem estar ligadas ao comércio. Trump então diz: “As pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”. E posteriormente reforçou que Lula pode falar com ele a qualquer momento.
O presidente brasileiro considera a possibilidade de telefonar para Trump, mas deseja primeiro ter a garantia de que o presidente norte-americano atenderá à ligação e manterá o foco no tema comercial durante o diálogo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.