Trump e Putin se reúnem no Alasca, mas não anunciam cessar-fogo na Ucrânia

White House

Trump e Putin se reuniram por mais de duas horas e meia e não chegaram a um acordo sobre o cessar-fogo na Ucrânia - White House
Trump e Putin se reuniram por mais de duas horas e meia e não chegaram a um acordo sobre o cessar-fogo na Ucrânia

Por Claudio Marques com Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 15/08/2025, às 20h48
São Paulo, 15/08/2025 - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin se reuniram por cerca de duas horas e meia em Anchorage, no Alasca, em busca de um cessar-fogo para a guerra na Ucrânia, invadida por tropas russas há mais de três anos. Após o encontro, os dois fizeram um breve pronunciamento, mas não anunciaram o cessar-fogo ou as bases para um eventual acordo.
Putin afirmou que "estamos convencidos de que para chegar à paz precisamos eliminar raízes do conflito". Trump admitiu que ainda não se chegou ao cessar-fogo, mas que há "há uma boa chance de chegarmos a um acordo". 
O americano disse que ainda falará com representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a reunião. "Europa e Ucrânia precisam concordar com o que acordamos hoje", declarou. "Acordos de hoje devem ser o ponto de partida para o fim da guerra", afirmou Putin. "Esperamos que Kiev e Euroa vejam com bons olhos",
declarou. 
Leia também: Putin propõe a Trump cessar-fogo condicionado a concessões territoriais da Ucrânia

Segundo Putin, era necessário restabelecer relações com os EUA, repetindo que a situação na Ucrânia tem a ver com ameaças à segurança russa. "Queremos fazer progresso", disse, ressaltando que é importante que os países virem a página, enquanto agradeceu a Trump. Em suas declarações, Putin deixou claro que os dois também trataram de questões comerciais. 

"Ainda temos algumas questões por resolver", afirmou o presidente americano. "Espero vê-lo em breve", concluiu Trump em sua fala. Após comentários, Putin sugeriu que o próximo encontro ocorra em Moscou, enquanto o presidente americano foi evasivo em sua resposta ao convite.

Mais cedo, os dois líderes desembarcaram dos aviões presidenciais, se cumprimentaram em um tapete vermelho, posaram para fotos e, na sequência, entraram, juntos, em um carro presidencial americano para dar início à cúpula. O Kremlin estima que a reunião dure entre seis e sete horas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias