Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump publica decreto que proíbe entrada de estudantes estrangeiros em Harvard

Adobe Stock

Alunos brasileiros na Universidade de Harvard estão com medo de serem deportados - Adobe Stock
Alunos brasileiros na Universidade de Harvard estão com medo de serem deportados

Por Equipe Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 05/06/2025, às 08h07

Washington, 05/06/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou sua batalha contra Harvard e publicou nesta quarta-feira, 4, um decreto para impedir que quase todos os estudantes estrangeiros admitidos na universidade entrem no país. A medida vale para novos estudantes que ainda tentarão entrar no país.

Essa é sua mais recente tentativa de impedir que a instituição da Ivy League (universidades mais bem colocadas no ranking nacional) tenha acesso a um fluxo internacional que representa um quarto do corpo estudantil. Trump declarou que permitir que Harvard continue recebendo estudantes estrangeiros em seu campus em Cambridge, Massachusetts, colocaria em risco a segurança nacional.

“Determinei que a entrada da classe de estrangeiros descrita acima é prejudicial aos interesses dos Estados Unidos porque, no meu julgamento, a conduta de Harvard a tornou um destino inadequado para estudantes e pesquisadores estrangeiros”, escreveu Trump no decreto.

A determinação se aplica a todos os estudantes que tentarem entrar nos Estados Unidos para estudar em Harvard após a data de publicação do decreto. Ela oferece uma brecha para permitir a entrada de estudantes que “beneficiem o interesse nacional”, conforme determinado por autoridades federais.

Para estudantes estrangeiros que já estão em Harvard, o Secretário de Estado Marco Rubio determinará se os vistos devem ser revogados, escreveu Trump.

O documento tem duração prevista de seis meses. Dentro de 90 dias, o governo determinará se ela deve ser renovada, segundo o decreto.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias