Adobe Stock
Por Equipe Broadcast
[email protected]Washington, 05/06/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou sua batalha contra Harvard e publicou nesta quarta-feira, 4, um decreto para impedir que quase todos os estudantes estrangeiros admitidos na universidade entrem no país. A medida vale para novos estudantes que ainda tentarão entrar no país.
Essa é sua mais recente tentativa de impedir que a instituição da Ivy League (universidades mais bem colocadas no ranking nacional) tenha acesso a um fluxo internacional que representa um quarto do corpo estudantil. Trump declarou que permitir que Harvard continue recebendo estudantes estrangeiros em seu campus em Cambridge, Massachusetts, colocaria em risco a segurança nacional.
“Determinei que a entrada da classe de estrangeiros descrita acima é prejudicial aos interesses dos Estados Unidos porque, no meu julgamento, a conduta de Harvard a tornou um destino inadequado para estudantes e pesquisadores estrangeiros”, escreveu Trump no decreto.
A determinação se aplica a todos os estudantes que tentarem entrar nos Estados Unidos para estudar em Harvard após a data de publicação do decreto. Ela oferece uma brecha para permitir a entrada de estudantes que “beneficiem o interesse nacional”, conforme determinado por autoridades federais.
Para estudantes estrangeiros que já estão em Harvard, o Secretário de Estado Marco Rubio determinará se os vistos devem ser revogados, escreveu Trump.
O documento tem duração prevista de seis meses. Dentro de 90 dias, o governo determinará se ela deve ser renovada, segundo o decreto.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.