UE aponta ação russa em interferência no GPS do avião de Von der Leyen

@vonderleyen/Fotos Públicas

O GPS da aeronave em que estava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobrevoava a Bulgária - @vonderleyen/Fotos Públicas
O GPS da aeronave em que estava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobrevoava a Bulgária

Por Pedro Lima, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/09/2025, às 14h00
São Paulo, 01/09/2025 - O comissário da União Europeia (UE) em Defesa e Espaço, Andrius Kubilius, afirmou em publicação no X que o bloco econômico europeu vai reforçar a eficiência na detecção de interferências em GPS após o episódio envolvendo o avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Bulgária.
 Segundo ele, o bloco ampliará a rede de satélites em órbita baixa "para mais robustez" e vai aperfeiçoar a detecção de interferências. Kubilius lembrou que o projeto europeu Galileo já oferece um serviço de autenticação para detectar spoofing, prática de manipular sinais de GPS para enganar receptores, e ressaltou que práticas como o bloqueio e a manipulação de sinais "prejudicam nossas economias aéreas, marítimas e de transporte".
Leia também: Putin propõe a Trump cessar-fogo condicionado a concessões territoriais da Ucrânia
 Mais cedo, a Comissão Europeia confirmou suspeita de "interferência flagrante da Rússia" no GPS da aeronave que levava a presidente do braço executivo europeu. O caso ocorreu quando o avião de Von der Leyen sobrevoava a Bulgária, nesta segunda-feira. O avião pousou em segurança no aeroporto de Plovdiv e a presidente continuará sua planejada turnê de quatro dias pelas nações da União Europeia  que fazem fronteira com a Rússia e a Belarus, disse a porta-voz da comissão, Arianna Podestà.

"Podemos, de fato, confirmar que houve interferência no GPS", disse Podestà. "Recebemos informações da autoridade búlgara de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência flagrante da Rússia."  Podestà comentou que Von der Leyen viu "em primeira mão os desafios diários das ameaças vindas da Rússia e seus proxies" durante sua viagem. "E, claro, a UE continuará a investir em gastos com defesa e na prontidão da Europa ainda mais após este incidente", acrescentou.

A Bulgária emitiu uma declaração dizendo que "o sinal de satélite usado para a navegação GPS da aeronave foi interrompido. À medida que a aeronave se aproximava do Aeroporto de Plovdiv, o sinal de GPS foi perdido.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias