Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vacina em dose única contra dengue é aprovada pela Anvisa

Rodrigo Nunes / Ministério da Saúde

Brasil terá primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo - Rodrigo Nunes / Ministério da Saúde
Brasil terá primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 26/11/2025, às 11h49 - Atualizado às 12h16

São Paulo, 26/11/2025 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta quarta-feira que concluiu a análise da Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. Com isso, o produto foi aprovado e deverá ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2026. 
A aprovação foi feita por meio de uma assinatura do Termo de Compromisso para estudos e monitoramento da vacina da dengue, a última etapa que faltava para o registro da vacina. 
A expectativa é que a nova vacina entre no calendário de vacinação já em 2026. No evento de anúncio, o ministro da saúde, Alexandre Padilha explicou que a partir dos dados coletados durante a elaboração da vacina, a pasta deve apresentar na quinta-feira, 17, os primeiros passos para a estratégia de implementação. 
Atualmente, o Butantã já possui 1 milhão de doses para o Programa Nacional de Imunização (PNI) e há o planejamento de disponibilizar 30 milhões de doses até meados de 2026. A ideia é que a vacina também seja disponibilizada para outros países a longo prazo. 

Vacina

A vacina feita pelo Butantan é de dose única e indicada para prevenção da dengue em pessoas de 12 a 59 anos de idade para as tipagens 1,2,3 e 4 da doença. Os benefecíos apresentados pela imunização é a eficácia de 74,7% de proteção, além da maior possibilidade de adesão pela população. 
O pedido de registro da vacina foi enviado para a Anvisa ainda em fevereiro deste ano, nos meses seguintes as etapas de verificação e comprovação da eficácia foram apresentadas e avaliadas pela Anvisa até chegar na última fase de assinaturas do termo. 
Segundo o Butantan, a vacina teve seus dados de segurança e eficácia divulgados neste ano no New England Journal of Medicine, demonstrando 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. Resultados da última fase do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram também uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.

O que causa a dengue?

A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus para o ser humano. Como o mosquito é conhecido por se desenvolver em ambientes de água parada, é durante o verão que sua população cresce, principalmente devido ao maior volume de chuvas e das altas temperaturas típicas da estação.
Por isso, apesar do avanço em relação à vacina, o Instituto Butantan reforça que evitar o acúmulo de água ainda é a melhor maneira de interromper a cadeia de transmissão. Veja cuidados essenciais indicados pela organização:
  • Manter caixas d’água totalmente limpas e vedadas;
  • Fechar bem sacos de lixo e lixeiras;
  • Dispensar o uso ou preencher com areia os “pratinhos” de plantas;
  • Manter as calhas limpas e livres para o total escoamento da chuva;
  • Esfregar o fundo e as laterais dos potes de água oferecidos a animais;
  • Manter em dia a manutenção de piscinas
  • Instalar telas nas janelas e portas, e mosquiteiros em cima de camas e berços.
  • Aplicar repelente na parte da pele exposta e por cima da própria roupa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias