Vale diz que extravasamento de água em Congonhas e Ouro Preto foi contido
Fotos Públicas
26/01/2026 | 17h47
São Paulo, 26/01/2026 - A Vale afirmou que os extravasamentos de água identificados em Congonhas e Ouro Preto no último domingo, 25, foram contidos. "Ninguém ficou ferido e a população e as comunidades próximas não foram afetadas", afirma em nota a companhia.
Segundo a empresa, nenhuma das duas situações tem qualquer relação com as barragens da Vale na região. A companhia afirma que as barragens "seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana".
"A Vale esclarece, ainda, que não houve carreamento de rejeitos de mineração, apenas água com sedimentos (terra)", diz a nota. O acidente ocorreu no mesmo dia em que o rompimento da barragem em Brumadinho, que causou a morte de 272 pessoas, completou sete anos.
Leia mais: Valor de mercado dos bancos salta em 2025, ofuscando Vale e Petrobras
A mineradora afirma que realiza periodicamente ações preventivas de inspeção e manutenção de suas estruturas e que elas são seguras. A empresa diz também que reforça esses procedimentos durante o intenso período chuvoso.
As causas dos dois extravasamentos estão sendo apuradas e os aprendizados extraídos serão imediatamente incorporados aos planos de chuva da companhia. A Vale segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários", diz a empresa.
(Por Talita Nascimento)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
