Vendaval em área atendida pela Enel-SP foi o mais prolongado em 19 anos
Estadão Conteúdo
Por Maria Regina Silva e Wilian Miron, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 13/12/2025 - Os ventos fortes que atingiram São Paulo no começo desta semana foram o mais prolongados já registrados na área de concessão da Enel Distribuição do Estado, segundo a empresa, citando dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As rajadas atingiram um pico de 82,8 km/h.
"Desde o início das medições em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica Mirante de Santana registra uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h na cidade de São Paulo", afirma em nota.
As condições meteorológicas adversas tiveram impacto significativo nas operações de restabelecimento. O vendaval contínuo causou novas interrupções enquanto as equipes trabalhavam para religar os clientes, informa a Enel.
O blecaute se iniciou na última terça, mas se intensificou na quarta-feira, após a passagem de fortes ventos pela capital e pela região metropolitana de São Paulo. Quase 500 mil consumidores ainda seguem sem energia.
468 mil consumidores ainda estão sem energia
A Enel SP ainda tem 468 mil clientes sem energia em sua área de concessão, o equivalente a 5,5% de sua base de clientes, segundo o balanço divulgado nesta manhã pela concessionária. Destes, 345 mil estão na capital Paulista, e o restante nas demais cidades de sua área de atendimento.
As interrupções ocorreram devido aos ventos fortes e chuva que atingiram a região metropolitana de São Paulo nos últimos dias.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
