Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vendaval provoca perdas de R$ 1,54 bi para comércio e serviços em São Paulo

Adobe Stock

Fecomercio-SP estima que prejuízo pode ser ainda maior, com a inclusão de itens como perdas de estoque no cálculo - Adobe Stock
Fecomercio-SP estima que prejuízo pode ser ainda maior, com a inclusão de itens como perdas de estoque no cálculo
Por Fabiana Holtz

11/12/2025 | 15h34

São Paulo, 11/12/2025 - O setor de comércio e serviços estima ter deixado de faturar pelo menos R$ 1,54 bilhão em razão da queda de energia provocada pelo vendaval que atingiu a cidade de São Paulo entre ontem e hoje. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).
Pelos cálculos da Federação, o segmento de Serviços foi o mais atingido, ao deixar de faturar pouco mais de R$ 1 bilhão. Já no Comércio, o prejuízo estimado é de R$ 511 milhões.
Para chegar a esse valor, a Fecomercio-SP levou em conta o impacto da falta de energia elétrica em pelo menos 2,2 milhões de imóveis na cidade na metade da quarta-feira, e em ainda 1 milhão de unidades nesta quinta (12). Hoje, 18% da capital segue sem fornecimento.
As perdas com a falta de energia elétrica, na avaliação da Federação, devem ser ainda maiores. Isso porque no cálculo feito pela entidade ainda não foram considerados todos os prejuízos causados com a perda de estoque, por exemplo, entre outros custos fixos.
Segundo Fábio Pina, assessor econômico da Fecomercio-SP, o valor em questão representa apenas um cálculo inicial de "potencial de perdas". Em outubro de 2024, recorda a Federação em nota, quando a cidade se viu em uma situação parecida, as perdas chegaram a quase R$ 2 bilhões.

O que fazer em caso de perdas por queda de energia?

Em caso de falta de energia, a Fecomercio-SP orienta que o consumidor abra um chamado junto à distribuidora e faça um registro formal antes de seguir por canais judiciais.
Assim você terá em mãos um documento oficial da queixa, que poderá ser utilizado em uma futura ação na Justiça. Outro ponto positivo é que as respostas tendem a ser mais rápidas. 
Para fazer reclamações sobre panes em aparelhos eletroeletrônicos causadas, a distribuidora do serviço são obrigadas por regras do setor a disponibilizar canais de atendimento aos consumidores para solucionar os problemas.
Se não houver retorno do atendimento da distribuidora de energia, a recomendação é reclamar junto à ouvidoria da empresa. Caso não haja retorno, o próximo passo é procurar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o número do protocolo da reclamação inicial em mãos.

Quando buscar a ajuda do Procon

Se a sua reclamação ainda seguir ignorada, a recomendação é procurar o Procon da sua região. Saiba que, por lei, a solicitação para ressarcimento é feita por intermediação dos Procons locais quando o fornecimento de energia é interrompido por mais de 24 horas em áreas urbanas e 48 horas em regiões rurais. 
Para entrar com o pedido, tenha em mãos o máximo de provas possíveis do prejuízo reclamado.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias