São Paulo, 01/10/2025 - A antiga usina nuclear de
Chernobyl foi atingida por apagão de mais de três horas após um ataque russo a uma subestação da rede elétrica energia, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma publicação na rede social X.
"Os russos não poderiam não saber que, atingir as instalações [da subestação] Slavutych teriam tais consequências para Chernobyl. E isso foi um ataque deliberado, envolvendo mais de 20 drones - preliminarmente, seriam ‘shaheds’ russos-iranianos", disse o ucraniano no post.
Entre as áreas afetadas de Chernobyl está a New Safe Confinement (NSC, Novo Confinamento Seguro, em tradução livre), estrutura que isola a radiação emitida pelo reator que explodiu em 1986.
A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), informou, via X, que a usina teve "flutuações de energia" e que o problema foi solucionado rapidamente, com exceção do NSC, que agora está sendo abastecido por dois geradores de emergência à diesel.
Zelensky destacou, ainda, que outra usina nuclear do país também enfrenta problemas semelhantes há oito dias: "A Rússia está intencionalmente criando um risco de incidentes radiológicos, aproveitando da postura fraca da IAEA."