Foto: Envato Elements/Nadianb
Por Joyce Canele
[email protected]Embora existam diversas variações na receita, o preparo tradicional do homus leva grão-de-bico, tahine (pasta de gergelim), limão, sal e azeite de oliva.
Muito além do sabor que agrada muitos paladares, a receita do Oriente Médio traz muitos benefícios para a saúde que ainda são poucos conhecidos.
Segundo o portal Health, o benefício da receita se deve ao grão-de-bico, seu principal componente. Além do tahine, feito de sementes de gergelim, que é fonte de gorduras boas. A seguir, confira os principais nutrientes do homus, seus efeitos positivos e como preparar uma receita simples.
O homus possui baixo índice glicêmico, o que significa que não eleva bruscamente a glicose no sangue, e isso acontece porque ele é digerido mais lentamente, o que ajuda a manter estável. Ainda segundo o portal Health, comer grão-de-bico junto com pizza, por exemplo, evitou aumentos de glicose em comparação com quem comeu apenas a pizza.
O homus é uma ótima fonte de proteína vegetal, especialmente para quem segue dietas vegetarianas ou veganas. A proteína é essencial para funções como:
O grão-de-bico fornece antioxidantes e outros compostos com efeito anti-inflamatório, já o azeite de oliva, presente na receita, ajuda a combater inflamações, fortalecendo o sistema imunológico ao controlar o aumento dos glóbulos brancos.
Com proteínas e fibras em sua composição, o homus pode contribuir com o emagrecimento, ainda não se sabe se esse efeito se deve ao alimento em si ou ao estilo de vida de quem o consome. O grão-de-bico favorece a sensação de saciedade, a alta concentração de fibras contribui para prolongar a saciedade, e a proteína presente ajuda a acelerar o metabolismo, o que pode facilitar a perda de peso.
Fibras solúveis e insolúveis aumentam a sensação de saciedade e ajudam o intestino a funcionar bem, desacelerando a digestão e dificultam a absorção de gorduras e açúcares. Já as fibras insolúveis passam pelo sistema digestivo aumentando o volume das fezes, o que evita o intestino preso.
Tanto o grão-de-bico quanto o homus estão ligados à redução do risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças do coração e certos tipos de câncer. Isso porque são alimentos ricos em fibras e gorduras boas, que ajudam a baixar o colesterol ruim e os triglicerídeos. As gorduras saudáveis também elevam o HDL, conhecido como colesterol “bom”.
O homus é um dos alimentos típicos da dieta mediterrânea, um estilo alimentar que pode ajudar a evitar:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.