Foto: Envato Elements
Por Manuela França
redacao@viva.com.brSão Paulo, 29/08/2025 - Em 2024, 121.933 crianças e adolescentes de até 14 anos foram internados no Brasil devido a acidentes, o que equivale a uma média de 14 internações por hora. A pesquisa, realizada pela Aldeias Infantis SOS, mostra que as quedas continuam sendo a principal causa de hospitalizações (44%), seguidas por queimaduras (19%) e sinistros de trânsito (10%).
Leia também: 8 dicas essenciais para evitar acidentes domésticos
O levantamento também indica que houve um aumento de 2,2% no total de internações em relação a 2023, com destaque para o crescimento nos casos de afogamento (+11,8%) e sufocação (+11,2%). A faixa etária mais atingida é de 10 a 14 anos (36%), seguida por crianças de 5 a 9 anos (35%).
Além das internações, 3.398 crianças e adolescentes morreram em 2023 devido a acidentes, um aumento de 5% em relação ao ano anterior, quando foram computados 3.237 óbitos. Isso significa que, em média, cerca de 9 crianças perdem a vida todos os dias no país em razão de acidentes que poderiam ser evitados em 90% dos casos.
A especialista em Entornos Seguros e Protetores, da Aldeias Infantis SOS, Erika Tonelli, alerta para dois pontos. O primeiro é o avanço constante das mortes por sufocação desde 2021. “São muito comuns casos de sufocamento por conta da introdução alimentar feita de forma inadequada quando as crianças estão agitadas, brincando e correndo, ou mesmo quando os pais servem o alimento dentro do carro em movimento”.
O segundo ponto, é o aumento de casos fatais entre crianças de 10 a 14 anos, relacionados à circulação em espaços públicos sem supervisão. Além disso, jovens dessa faixa etária, que muitas vezes cuidam de crianças menores, estão mais expostos a acidentes graves.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.