Dentista pelo SUS: saiba como fazer seu tratamento por meio do "Brasil Sorridente"

Foto: reprodução Governo Federal

O programa garante  atendimento gratuito e especializado, promovendo de ações que vão de prevenção e reabilitação oral - Foto: reprodução Governo Federal
O programa garante atendimento gratuito e especializado, promovendo de ações que vão de prevenção e reabilitação oral

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/10/2025, às 17h00

São Paulo, 06/10/2025n -- Entre os diversos programas que o governo federal oferece para a população, um deles tem o objetivo de promover o cuidado com a saúde bucal. A iniciativa Brasil Sorridente busca reduzir desigualdades no acesso aos cuidados odontológicos, promovendo desde ações de prevenção até a reabilitação oral.

Lançado em 2004, o Brasil Sorridente é um programa que garante atendimento grátis e especializado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Fadiga e palidez? Descubra como identificar os 7 tipos de anemia

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa integra a Política Nacional de Saúde Bucal, que estabelece diretrizes e estratégias para o atendimento odontológico em todos os níveis de atenção, sendo a partir da atenção primária aos serviços hospitalares.

Como ter acesso ao Brasil Sorridente?

O primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

O fluxo de atendimento funciona da seguinte forma:

  1. O cidadão agenda consulta com a equipe de saúde bucal da UBS;
  2. Se necessário, é encaminhado para um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
  3. Quando há necessidade de prótese, o pedido é feito pela equipe odontológica da UBS.

Com sua estrutura integrada e alcance nacional, o Brasil Sorridente é considerado uma das maiores políticas públicas de saúde bucal do mundo.

Dentista
O interessado em tratamento odontológico deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência, Foto: Envato

Onde fazer tratamento odontológico gratuito?

Local de atendimento é nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O programa fortalece as Equipes de Saúde Bucal (ESB), responsáveis por oferecer atendimento odontológico gratuito e ações preventivas, como escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Leia também: Dia Mundial do Dentista reforça cuidado com a saúde bucal e bem-estar

Essas equipes também atuam em campanhas educativas e de conscientização sobre hábitos saudáveis de higiene bucal. Quando o paciente precisa de um atendimento mais complexo, ele é encaminhado aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Nesses locais, são realizados procedimentos como:

  • Tratamento de canal;
  • Cirurgias orais;
  • Atendimento a pessoas com deficiência; e
  • Colocação de próteses dentárias.

Os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs) são responsáveis pela produção gratuita de próteses dentárias para pacientes atendidos pelo SUS.

Esses laboratórios funcionam como apoio técnico às equipes de saúde bucal e aos CEOs, garantindo a reabilitação de quem perdeu dentes e precisa recuperar a mastigação e a autoestima.

Leia também: Roer unhas faz mal? Veja os riscos à saúde e como parar

O Brasil Sorridente também atua para levar atendimento a populações vulneráveis, incluindo comunidades indígenas, rurais e ribeirinhas.

Leia também: O que a cor da sua língua pode estar dizendo sobre sua saúde

As Unidades Odontológicas Móveis (UOM) complementam essa estratégia do Brasil Sorridente, oferecendo serviços em regiões de difícil acesso e ampliando o alcance do programa.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias