Adobe Stock
São Paulo, 17/07/2025 - A Neurotech, empresa especializada em dados, identificou até 8% de abusos e fraudes nos processos de reembolso das operadoras de saúde. Esse número refere-se ao volume total de solicitações analisadas desde o lançamento da solução ‘Inteligência de Reembolso’ em 2022. A solução acaba de ultrapassar a marca de R$ 2 bilhões em procedimentos analisados por ano.
A Head Comercial Saúde da Neurotech, Erika Fuga, explica que o uso de ferramentas para mitigar os riscos de perdas com abusos e fraudes é fundamental para as empresas do setor consolidarem o momento de retomada de crescimento registrado nos últimos meses.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o lucro líquido das companhias deste setor, em 2024, foi de cerca de 3,16% da receita total acumulada no período. “É uma margem muito apertada. Por isso, cada centavo perdido com um procedimento indevido ou uma fraude aplicada afeta o equilíbrio financeiro da operadora de saúde”, afirma.
Esses abusos e fraudes impactam nos reajustes finais dos planos, encarecendo-os, dificultando a permanência dos clientes atuais no sistema e impedindo que um número maior de brasileiros tenha acesso à Saúde Suplementar, segundo a executiva.
Erika Fuga comenta que, neste momento, o setor de saúde está em franco amadurecimento sobre a importância do uso da Inteligência Artificial em seus processos administrativos.
Segundo ela, as operadoras e as empresas de saúde como um todo, lidam com volumes de análises muito grandes com limites óbvios de suas despesas administrativas.
"São números significativos de pedidos de reembolsos para conceder, de faturas para analisar, muitos prestadores para pagar e isso tudo atrelado à uma limitação natural de capacidade. A plataforma ‘Inteligência de Reembolso’ da Neurotech surge neste sentido como uma oportunidade de estabilizar, reduzir custos e ainda trazer uma jornada mais fluida para o beneficiário”, completa.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.