Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com a chegada do outono e a queda das temperaturas, aumentam os casos de infecções respiratórias. Diferenciar entre gripe, resfriado e Covid-19 pode ser desafiador, pois os sintomas são semelhantes.
No entanto, compreender as particularidades de cada condição é essencial para um tratamento adequado e para evitar a propagação de doenças. Afinal, embora compartilhem sintomas como febre, tosse e dor de garganta, cada uma dessas doenças apresentam características distintas. Entenda cada uma abaixo:
O resfriado afeta principalmente as vias aéreas superiores e, embora incômodo, costuma ser autolimitado.
A gripe tem início súbito e pode causar sintomas mais severos, exigindo atenção especial em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
A Covid-19 apresenta uma ampla gama de sintomas e pode ser assintomática. A perda de olfato e paladar é um indicativo característico, embora não exclusivo.
Dado que os sintomas podem ser semelhantes, a testagem é fundamental para confirmar o diagnóstico, especialmente para a Covid-19. Testes rápidos e RT-PCR são ferramentas importantes para identificar o vírus e orientar o isolamento e o tratamento adequado.
Procure assistência médica imediatamente se apresentar:
Esses sinais podem indicar complicações que necessitam de avaliação médica.
Seja quais forem os sintomas, mais parecido com uma gripe, resfriado ou Covid-19, opte sempre por consultar um profissional de saúde. O diagnóstico preciso é fundamental para o tratamento adequado e para evitar a propagação de doenças.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.