Instituições de saúde alertam para golpe envolvendo falsa entrega de exames
Envato
24/09/2025 | 08h00
São Paulo, 24/09/2025 - Desde o início de setembro, instituições de saúde como hospitais, laboratórios e associações médicas têm se manifestado sobre os riscos de um golpe que tem feito vítimas pelo País. Nessa nova tentativa de fraude, os criminosos se passam por funcionários de hospitais e laboratórios fazendo cobranças indevidas e levando a prejuízos financeiros.
Como funciona o golpe da falsa entrega de exame
A Abramed explica que o procedimento dos golpistas têm sido similar em vários casos e envolvem três comportamentos suspeitos:
- Os golpistas entram em contato com as vítimas por aplicativos de mensagens, alegando que os resultados de exames têm alguma alteração e precisam ser entregues em casa;
- Eles cobram uma pequena taxa de entrega, que só pode ser paga com cartão;
- No momento da entrega, o golpista utiliza uma maquininha adulterada, que embora mostre o valor correto da taxa, realiza cobranças indevidas de valores muito maiores.
Como evitar o golpe da falsa entrega de exame
- Desconfie de contatos não solicitados que peçam pagamentos para a entrega de exames ou outros serviços, como entregas de cartões.
- Entre em contato diretamente com a instituição de saúde para verificar a veracidade da solicitação.
- Ligue apenas para telefones oficiais da instituição de saúde e não para o número que fez o contato pedindo o pagamento.
- Nunca forneça dados pessoais ou financeiros por telefone ou aplicativos de mensagens sem ter certeza da identidade de quem está solicitando.
- Sempre confira o valor na maquininha e no comprovante antes de finalizar um pagamento com cartão.
- Caso suspeite de alguma tentativa de golpe, denuncie imediatamente às autoridades policiais.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
