Segurar xixi faz mal? Urologista alerta para risco de infecção urinária
Freepik
São Paulo, 11/02/2026 - Durante o Carnaval, é comum passar muitas horas na rua, ter dificuldade para encontrar banheiros e enfrentar filas, além do consumo constante de bebidas. O problema desse cenário é segurar ‘xixi’ por longos períodos, o que pode ser um risco à saúde.
Leia também: Gretchen fala de etarismo: "sigo 60+ e cheia de energia"
O alerta é de Cristiano Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, que, em entrevista ao VIVA, explicou as consequências do comportamento. Segundo o especialista, segurar o xixi de vez em quando não costuma ser um problema. No entanto, quando isso acontece com muita frequência, pode trazer consequências.
A bexiga funciona como um reservatório de urina. A parede da bexiga é composta por um músculo que precisa permanecer relaxado enquanto está enchendo e contrair adequadamente no momento da micção.
Quando a pessoa segura a urina por muito tempo, a bexiga pode ficar muito distendida, causando desconforto e dor. Essa hiperdistensão pode prejudicar o funcionamento do músculo e levar a uma piora no esvaziamento da bexiga.
Segurar urina aumenta o risco de infecção?
Em alguns casos, após urinar, a pessoa pode não conseguir esvaziar completamente a bexiga, permanecendo com urina residual. De acordo com Gomes, esses esvaziamento incompleto é o principal problema.
A urina parada favorece a multiplicação de bactérias e aumenta a predisposição à cistite e à infecção urinária, especialmente em pessoas que já têm histórico dessas infecções.
Leia também: Glitter pode causar lesões; saiba o que fazer se cair nos olhos
A orientação prática do especialista é:
- Não esperar chegar ao limite para urinar
- Tentar urinar a cada três a quatro horas (dependendo do consumo de líquidos)
- Planejar locais onde haja acesso a banheiro
- Alternar bebida alcoólica com água
- Manter higiene adequada
Quais são os sinais de infecção urinária?
É importante ficar atento aos sintomas que podem indicar cistite ou infecção urinária:
- Ardência ao urinar
- Vontade constante de fazer xixi
- Urinar em pequena quantidade
- Dor na região da bexiga
- Dor na uretra
- Em casos mais graves, febre e dor lombar
Ao apresentar esses sinais, a recomendação é procurar atendimento médico.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
