Ministério da Saúde pede reforço na doação de sangue antes do Carnaval
Tomaz Silva/Agência Brasil
São Paulo, 12/02/2026 - Dados do Ministério da Saúde apontam que 1,8% da população doa sangue de forma regular, mas em épocas de feriados prologados, como o Carnaval, esses números tendem a cair. Por isso, o Ministério da Saúde pede que a população faça sua doação de sangue antes das festas que começam no sábado (14).
Leia também: 15 dúvidas comuns sobre a doação de sangue
O porcentual brasileiro de doação ainda está um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e ainda mais atrás dos 5% registrados em países europeus. Frente a isso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que é preciso ir até as unidades de coleta e convidar outros voluntários.
Incentivar a doação antecipada são atitudes fundamentais de cuidado. Assim, asseguramos a continuidade dos atendimentos sempre que necessários, inclusive durante os feriados prolongados como o Carnaval."
O sangue é primordial para atendimentos de sangramentos agudos em casos de urgências e emergências, assim como para realização de cirurgias de grande porte. Outras ocasiões em que o sangue é essencial são para os tratamentos de doenças crônicas que frequentemente demandam transfusões sanguíneas, além de ser usado para a produção de medicamentos essenciais derivados do plasma.
Leia também: Doação de sangue entre cães: como funciona e quais cuidados são necessários
Quais são os critérios para doar sangue?
Inicialmente, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal). Outras regras são:
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos;
- Apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, RNE, Certificado de Reservista ou carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
- Pesar, no mínimo, 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Após o almoço, aguardar duas horas.
Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Mas isso só é possível a cada doze meses de trabalho, de acordo com a determinação da lei.
Leia mais: Uber oferece desconto para incentivar doação de sangue durante o Carnaval
Locais para doar
Alguns Estados brasileiros estão reforçando a doação. Em São Paulo, o GSH Banco de Sangue manterá suas unidades abertas. Isso porque a instituição registra níveis preocupantes em seus estoques sanguíneos, especialmente dos tipos O negativo, com cerca de 55% abaixo do nível ideal, e O positivo, com cerca de 62%.s. Os doadores podem realizar a doação nas seguintes unidades:
- Rua Tomás Carvalhal, 711, o atendimento ocorrerá normalmente de 14 a 18 de fevereiro, todos os dias, das 7h às 18h, inclusive durante o feriado;
- Unidade Beneficência Portuguesa, Rua Maestro Cardim 769, Bela Vista (Portaria 2) - dia 14/2, das 7h às 14h; e dias 16 e 18/2, das 8h às 16h;
- Unidade Santo André, Av. Dom Pedro II, 877 (Próximo ao Parque Celso Daniel), dias 14, 16 e 18/02, das 7h às 12h.
No Rio de Janeiro, o Hemorio irá atender durante o feriado na Rua Frei Caneca, 8, no centro do Rio. A instituição também possui outros pontos pelo Estado e promove coletas externas, levando a doação até a população.
A Fundação Hemoba, em Salvador (BA), manterá o atendimento na capital e no interior do Estado. Nesta quinta-feira, 12, todas as unidades da Hemoba funcionam em horário normal. Já na sexta-feira, 13 de fevereiro, o atendimento ocorrerá no Hemocentro Coordenador, das 7h30 às 18h, no posto temporário do Shopping Bela Vista, das 9h às 18h, e na unidade móvel de coleta (hemóvel), no Salvador Shopping, das 8h às 17h, enquanto as demais unidades da capital permanecerão fechadas.
Leia também: Dia Nacional do Doador de Sangue: como doar e salvar vidas
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
