Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Sentindo um pouco de frio mesmo no verão? Entenda fases do corpo maduro

Foto: Envato Elements

Com o tempo, o corpo passa por mudanças que alteram a percepção térmica. Entenda o que acontece para que você sinta mais frio, até no calor. - Foto: Envato Elements
Com o tempo, o corpo passa por mudanças que alteram a percepção térmica. Entenda o que acontece para que você sinta mais frio, até no calor.

Por Isabela Toledo

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/12/2025, às 14h10

São Paulo, 06/12/2025 - Muitas pessoas maduras relatam sentir frio mesmo em dias quentes, e isso tem explicação biológica. Com o avanço da idade, o organismo perde parte do tecido adiposo responsável por armazenar energia e ajudar na regulação da temperatura. Além disso, o metabolismo tende a ficar mais lento, reduzindo a produção natural de calor.

O MSD Manuals, uma das maiores referências médicas globais, explica que idosos têm menor massa muscular, menor taxa metabólica basal e menor capacidade de vasoconstrição, o que faz com que sintam mais frio.

Outro fator relevante é a redução da circulação periférica. Com a idade, os vasos sanguíneos se tornam menos eficientes e o sangue demora mais para aquecer extremidades como mãos e pés. Isso contribui para a sensação constante de frio.

Leia também: Quando começa o verão no Brasil? Veja a data e hora de 2025

Pele mais fina e perda de massa: o que muda com a idade

A pele passa por mudanças estruturais importantes. Ela se torna mais fina, seca e sensível, perdendo parte da barreira protetora contra variações de temperatura. A diminuição da massa muscular também interfere: músculos são fundamentais para manter o corpo aquecido, e sua perda reduz a resistência ao frio.

Esses fatores fazem com que idosos optem, muitas vezes, por roupas mais pesadas, mesmo no calor. Esse movimento aumenta o risco de superaquecimento e desidratação durante ondas de calor.

Leia também: Enel anuncia reforços para plano verão em São Paulo e no Rio após extremos

Como se proteger do calor sem abrir mão do conforto

Para equilibrar conforto térmico e saúde, especialistas recomendam roupas leves de algodão, ambientes ventilados e hidratação constante, não só de água mineral, mas de outros líquidos hidratantes.

Em dias muito quentes, é fundamental evitar exposição ao sol por longos períodos e reconhecer sinais de mal-estar, como tontura e fraqueza. Caminhadas devem ser feitas antes das 11h ou após 16h.

Também é indicado conversar com profissionais de saúde caso o frio seja extremo ou constante, pois aí o caso pode estar além da idade, sendo relacionado a distúrbios da tireoide, anemia ou deficiências nutricionais.

De qualquer forma, cuidados simples e diários podem ajudar a preservar o bem-estar térmico mesmo com as mudanças naturais do envelhecimento.

Leia também: 5 destinos de verão no País mais recomendados por viajantes, segundo pesquisa

Palavras-chave frio pele madura

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias