Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Enel anuncia reforços para plano verão em São Paulo e no Rio após extremos

Adobe Stock

Eneel  anuncia plano verão que prevê a contratação de 1.200 funcionários nas operações de campo de São Paulo e Rio de Janeiro - Adobe Stock
Eneel anuncia plano verão que prevê a contratação de 1.200 funcionários nas operações de campo de São Paulo e Rio de Janeiro

Por Ludmylla Rocha, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 19/11/2025, às 18h51

São Paulo, 19/11/2025 - A Enel informou ter reforçado o Plano Verão nas concessões de São Paulo e do Rio de Janeiro para este ano. A iniciativa, segundo a empresa, busca envolve aumento de equipes e investimentos para acelerar os tempos de resposta e reduzir o impacto à população causado por chuvas intensas e ventos fortes nas áreas de concessão.

Em São Paulo, onde a empresa atende 24 cidades da região metropolitana incluindo a capital, a iniciativa envolve a contratação e treinamento de 1.200 profissionais adicionais para operações de campo, conforme plano de investimentos anunciado depois que temporais deixaram milhões de clientes sem energia na concessão em 2023 e 2024.

Leia também: Governo aumenta orçamento do Luz Para Todos em 57% para 2025

lém deste efetivo, outras 400 contratações estão em andamento. Mais 225 veículos foram incluídos na frota operacional, 124 eletricistas motociclistas foram treinados e quatro centros de despacho descentralizados foram estruturados.

Leia também: Distribuidoras devem atualizar plano de contingência para evitar falta de luz

Serão abertas até o fim do mês outras quatro novas bases operacionais para facilitar o deslocamento das equipes. Elas estarão localizadas em Alvarenga (São Bernardo), Coimbra (Santo André), Vargem Grande (Vargem Grande Paulista) e Tenente Marques (Santana de Parnaíba). A concessão já soma outras 17 bases.

E, por fim, foram realizadas 448 mil podas preventivas até setembro, com previsão de ultrapassar 600 mil até o fim do ano. O plano de investimento de 2025 a 2027 na região soma R$ 10,4 bilhões, reforçou.

Já no Rio, onde atende 66 municípios do estado, as ações incluem a contratação de 850 profissionais, e a meta é chegar a mais de 2 mil profissionais de campo até o fim de 2026.

Foram realizadas 551 mil podas preventivas, com previsão de alcançar 629 mil até o fim do ano; modernização da comunicação via satélite; abertura de três novas bases operacionais; digitalização de parte da rede, entre outras iniciativas.

Neste concessão, os aportes no mesmo período devem somar R$ 6,1 bilhões "voltado à digitalização, modernização e expansão da rede elétrica, com o objetivo de ampliar os religamentos remotos, melhorar a qualidade dos serviços, além de expandir e reforçar a rede elétrica para torná-la mais resiliente", informou à imprensa.

Leia também: Conta de luz pode ficar mais cara após decisão da ANEEL; veja como economizar

Na Enel Ceará, onde o Grupo Enel também tem concessão de distribuição, não há Plano Verão por conta das características diferentes de climaç

Os anúncios de investimentos se dão em meio à discussão da renovação das concessões do Grupo no País. Em agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou  ao Ministério de Minas e Energia (MME) a prorrogação do contrato no Rio. Já o de São Paulo aguarda discussão sobre a eventual caducidade do contrato atual.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias