Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vacina contra dengue do Butantan será aplicada em adultos de 50 a 59 anos

Adobe Stock

Vacinação também começará por profissionais da atenção primária - Adobe Stock
Vacinação também começará por profissionais da atenção primária
Por Emanuele Almeida

09/12/2025 | 13h14

São Paulo, 09/12/2025 - O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 9, que a vacinação contra a dengue, fabricada pelo Instituto Butantan, começará a ser aplicada até o fim de janeiro de 2026 em adultos de 50 a 59 anos e, em seguida, será ampliada para outras idades.

A vacinação também será feita para profissionais de saúde da atenção primária de todo o País. A vacina é a primeira produzida contra a dengue no Brasil e será aplicada em apenas uma dose — a primeira do mundo. A estratégia divulgada pela pasta segue sugestões dadas por especialistas. 

Leia também: Anvisa registra vacina de dose única contra a dengue

Histórico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butanta na segunda-feira, 8. A partir disso, o imunizante, que há havia sido anunciado pelo Ministério da Saúde no fim de novembro, teve o processo regulatório concluído. Assim, a vacina pode ser produzida em larga escala e comercializada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no País. 

A nova vacina é voltada para os quatro sorotipos da dengue e, inicialmente, a indicação aprovada é para pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos. Esse perfil ainda pode ser ampliado no futuro para pessoas idosas, segundo o Instituto Butantan — mediante novos estudos.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias