Veja a lista de remédios gratuitos pelo Farmácia Popular e como retirar
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
São Paulo, 12/02/2026 - Em todo o Brasil, há 24 mil farmácias em funcionamento que fazem parte do Programa Farmácia Popular, com o fornecimento gratuito de 41 itens para quase 22 milhões de pessoas beneficiadas no primeiro semestre de 2025. E desde fevereiro do ano passado, os brasileiros podem retirar gratuitamente todos os medicamentos e insumos oferecidos pelo programa em farmácias credenciadas.
A iniciativa do Ministério da Saúde reforça a política de acesso a tratamentos essenciais e amplia ações voltadas à dignidade menstrual e ao cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Há também um projeto de Farmácia Popular Digital para idosos, O propósito é atualizar a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) ao incorporar o programa ao aplicativo "Meu SUS Digital," possibilitando a entrega de remédios em domicílio, com foco prioritário em idosos e pessoas com deficiência. O projeto ainda está em análise de comissões e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara.
Como o Farmácia Popular funciona?
O programa funciona em parceria com a rede privada de farmácias e complementa a distribuição já realizada pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo é facilitar o acesso da população a medicamentos de uso contínuo, reduzir gastos com saúde e ampliar a cobertura de itens básicos em todo o país.
Leia também: Remédio de graça pelo SUS? Confira se você tem direito ao Farmácia Popular
Como é o acesso ao Farmácia Popular?
Para retirar medicamentos ou fraldas geriátricas, o paciente deve procurar uma farmácia identificada com a logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil. É necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, além de receita médica no prazo de validade, emitida tanto pelo SUS quanto por serviços particulares.
No caso das fraldas geriátricas, o benefício é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, ou a pessoas com deficiência. A retirada exige prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso. Para pacientes com deficiência, o documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças.
Veja itens que podem ser retirados pelo Farmácia Popular
O programa atende atualmente 12 indicações de saúde, com medicamentos e insumos gratuitos para:
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Asma;
- Osteoporose;
- Dislipidemia, como colesterol alto;
- Rinite;
- Doença de Parkinson;
- Glaucoma;
- Diabetes associada a doenças cardiovasculares;
- Anticoncepção;
- Fraldas geriátricas para incontinência; e
- Absorventes higiênicos.
Retirada por representante legal
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer à farmácia podem ser representados por um responsável legal, ou procurador. Nesse caso, devem ser apresentados a receita médica válida, o documento do beneficiário e o documento do representante.
A representação pode ocorrer por decisão judicial, procuração pública ou particular com firma reconhecida, ou assinatura eletrônica. No caso de menores de idade, também é aceita a apresentação de documento que comprove a responsabilidade legal.
Leia também: Para Abrafarma, a proposta de venda de medicamentos em supermercados tem riscos
Absorventes gratuitos
Desde janeiro de 2024, o Programa Farmácia Popular distribui absorventes higiênicos gratuitamente por meio do Programa Dignidade Menstrual.
A ação atende estudantes da rede pública, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único. A retirada exige documento com foto e CPF, além de uma autorização específica do programa, válida por 180 dias.
Leia também: Com crimes em alta, venda de medicamentos põe cliente em risco e exige atenção
Esse documento pode ser emitido pelo aplicativo ou site do Meu SUS Digital (clique aqui para acessar) e, mais recentemente, também pode ser solicitado presencialmente em Unidades Básicas de Saúde.
Adolescentes menores de 16 anos não precisam mais estar acompanhadas por responsável legal para retirar os absorventes.
Com a ampliação da gratuidade, o Farmácia Popular consolida-se como uma das principais estratégias de acesso a medicamentos no País.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
