Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Dignidade menstrual: saiba como conseguir absorventes grátis pelo SUS

Foto: Governo Federal

Antes o documento só podia ser gerado pelo aplicativo Meu SUS Digital - Foto: Governo Federal
Antes o documento só podia ser gerado pelo aplicativo Meu SUS Digital

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/10/2025, às 13h18

São Paulo, 29/10/2025 - Você sabia que existe um programa que dá direito de absorventes grátis? Distribuídos pelo Programa Dignidade Menstrual, a partir da última terça-feira (28/10), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país passam a emitir a autorização necessária para a retirada do produto nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.

Segundo o Ministério da Saúde, antes o documento só podia ser gerado pelo aplicativo Meu SUS Digital. Com a mudança, quem encontrar dificuldade no uso do aplicativo poderá solicitar a emissão diretamente na UBS mais próxima.

Leia também: Remédio de graça pelo SUS? Confira se você tem direito ao Farmácia Popular

Como emitir a autorização?

A emissão presencial é simples, basta procurar uma UBS. Qualquer profissional de saúde poderá imprimir o documento na hora.

No formato digital, o processo continua disponível pelo Meu SUS Digital. Após baixar o aplicativo, é só buscar pelo Programa Dignidade Menstrual e clicar em “emitir autorização”.

O documento tem validade de 180 dias. A cada nova emissão, a beneficiária pode retirar 40 absorventes, quantidade equivalente a dois ciclos menstruais.

Leia também: Farmacêutico não pode prescrever medicamentos, decide juiz

Além de ampliar o acesso, a medida permite que as equipes de saúde identifiquem, durante os atendimentos, mulheres e adolescentes que se enquadram nos critérios do programa, fortalecendo as ações de promoção da dignidade menstrual.

Quem tem direito?

O programa atende mulheres e adolescentes entre 10 e 49 anos que se enquadrem em um dos seguintes critérios:

  • Estarem inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Serem estudantes de baixa renda da rede pública de ensino; e
  • Estarem em situação de rua.

Uma das novidades é que adolescentes entre 12 e 16 anos podem retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento de pais ou responsáveis.

Leia também: Medicamentos gratuitos? Conheça os 41 itens disponíveis pelo Farmácia Popular

Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de brasileiras já foram beneficiadas, com a distribuição de mais de 376 milhões de absorventes em todo o país, uma iniciativa que reforça o compromisso com a saúde, a autonomia e a dignidade das mulheres.

Leia também: Ministério da Saúde descredencia mais de 9 mil do programa Farmácia Popular

Com a autorização em mãos, basta apresentar documento oficial com foto, CPF e a autorização impressa ou digital em uma das farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, e retirar os absorventes grátis.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias