Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com o avanço da tecnologia, os smartphones tornaram-se ferramentas essenciais para manter a comunicação e o acesso à informação. Para os idosos, escolher um celular adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida, proporcionando autonomia e segurança. E mesmo que a pessoa não tenha familiaridade, ela pode se beneficiar desse avanço tecnológico.
Confira abaixo os principais pontos a serem considerados na hora de escolher um celular na maturidade e as melhores opções.
Uma tela ampla facilita a leitura de textos e a visualização de imagens, especialmente para pessoas com problemas de visão. Modelos com telas de 6 a 6,7 polegadas são ideais, principalmente se possuírem boa resolução e brilho ajustável.
Sistemas operacionais que permitem a personalização da interface, com ícones maiores e menus simplificados, tornam o uso mais intuitivo para quem não tem familiaridade com tecnologia.
Alguns modelos oferecem botões físicos para funções básicas e botão de emergência programável, que pode ser vital em situações críticas, como uma queda ou um caso de risco à segurança.
Uma bateria com capacidade de 4.000 mAh ou mais garante que o aparelho funcione por longos períodos sem necessidade de recarga frequente.
Para pessoas com dificuldades auditivas, é importante que o celular tenha alto-falantes potentes e suporte para aparelhos auditivos. Alguns aparelhos auditivos, por exemplo, exigem que o usuário tenha conexão 5G e bluetooh.
Modelos com construção robusta e resistência a quedas são preferíveis, reduzindo o risco de danos acidentais.
1. Samsung Galaxy A05 4G
Tela de 6,7", bateria de 5.000 mAh e interface amigável.
2. Motorola Moto E13
Sistema Android 13 Go, tela de 6,5" e bateria de longa duração.
3. Multilaser Zapp
Celular básico com botões físicos e suporte ao WhatsApp.
4. Positivo Twist 5
Tela de 6,26", câmera de 8 MP e sistema Android 11 Go Edition.
Avalie as necessidades específicas: considere as habilidades e limitações do usuário para escolher um modelo adequado.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.