Envato
São Paulo, 27/11/2025 - Embora a Black Friday tenha se tornado um momento aguardado pelos caçadores de ofertas, também é um período arriscado para os consumidores. Cerca de três em cada quatro brasileiros (72%) estão preocupados em serem vítimas de crimes cibernéticos, e mais de dois terços (69%) temem que parentes idosos possam cair em golpes por e-mail ou SMS oferecendo promoções falsas de fim de ano. Os dados são da Avast, empresa de segurança digital.
Leia também: Black Friday: 5 dicas para não cair em golpes de site fake feito por IA
A pesquisa realizada entre julho e agosto para medir o temor dos brasileiros quanto a golpes no fim do ano releva um reconhecimento dos riscos por parte dos compradores: 61% se preocupam com golpes que usam inteligência artificial (IA), e 86% afirmam que gostariam de saber como se proteger melhor para não cair em fraudes.
Com a compra de presentes para a família, o orçamento pode ficar apertado. No Brasil, 63% dizem que seus hábitos de compra mudam durante o período festivo, 64% afirmam que compram algo imediatamente quando veem uma ótima oferta online, e 43% dizem que às vezes gastam mais do que podem em presentes de tecnologia.
Leia também: Estudo aponta como a Meta lucra com publicidade de golpes financeiros
Mais de um terço (35%) dos brasileiros afirma já ter sido alvo de golpes em temporadas anteriores de festas. Entre eles, 65% caíram no golpe.
Quase todas as vítimas (91%) perderam dinheiro, com prejuízo médio de R$ 2.018,08, sendo o maior caso relatado de cerca de R$ 200 mil.
Para lidar com os perigos das compras do fim de ano, os especialistas da Avast fizeram um levantamento de boas medidas a serem tomadas nas compras:
Estagiário com supervisão de Luana Pavani
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Jardinagem