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69% dos brasileiros temem que parentes idosos caiam em promoções falsas

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Alerta para promoções falsas de fim de ano: 3 em cada 4 brasileiros estão preocupados em ser vítimas de golpes - Envato
Alerta para promoções falsas de fim de ano: 3 em cada 4 brasileiros estão preocupados em ser vítimas de golpes
Felipe Cavalheiro*
Por Felipe Cavalheiro* felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 27/11/2025, às 08h26

São Paulo, 27/11/2025 - Embora a Black Friday tenha se tornado um momento aguardado pelos caçadores de ofertas, também é um período arriscado para os consumidores. Cerca de três em cada quatro brasileiros (72%) estão preocupados em serem vítimas de crimes cibernéticos, e mais de dois terços (69%) temem que parentes idosos possam cair em golpes por e-mail ou SMS oferecendo promoções falsas de fim de ano. Os dados são da Avast, empresa de segurança digital. 

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A pesquisa realizada entre julho e agosto para medir o temor dos brasileiros quanto a golpes no fim do ano releva um reconhecimento dos riscos por parte dos compradores: 61% se preocupam com golpes que usam inteligência artificial (IA), e 86% afirmam que gostariam de saber como se proteger melhor para não cair em fraudes. 

Risco aumenta na temporada de festas 

Com a compra de presentes para a família, o orçamento pode ficar apertado. No Brasil, 63% dizem que seus hábitos de compra mudam durante o período festivo, 64% afirmam que compram algo imediatamente quando veem uma ótima oferta online, e 43% dizem que às vezes gastam mais do que podem em presentes de tecnologia. 

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Mais de um terço (35%) dos brasileiros afirma já ter sido alvo de golpes em temporadas anteriores de festas. Entre eles, 65% caíram no golpe.

Quase todas as vítimas (91%) perderam dinheiro, com prejuízo médio de R$ 2.018,08, sendo o maior  caso relatado de cerca de R$ 200 mil. 

Dicas de cibersegurança 

Para lidar com os perigos das compras do fim de ano, os especialistas da Avast fizeram um levantamento de boas medidas a serem tomadas nas compras: 

  • Sempre verifique a confiabilidade de um site antes de comprar: a Avast recomenda usar plataformas oficiais, conhecidas e seguras (com “https” no início da URL). Plataformas confiáveis geralmente apresentam avaliações autenticadas de clientes (no Google ou outros sites de avaliações, como "reviews").  
  • Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade: golpistas frequentemente usam produtos falsificados ou ofertas irresistíveis para levar usuários a clicar em links suspeitos. Se a oferta parece boa demais e a fonte é desconhecida, é melhor não arriscar. 
  • Fique atento a mensagens suspeitas: nunca clique em links enviados por e-mails ou SMS inesperados, mesmo que pareçam vir de serviços de entrega. Se houver realmente uma entrega prevista, rastreie o pacote diretamente no site do vendedor. 
  • Reforce a segurança das suas contas: para garantir a segurança das contas (e-mail, bancos e outras), especialistas recomendam usar senhas únicas e complexas, além de habilitar a autenticação em duas etapas. 
  • Denuncie golpes às autoridades: consumidores brasileiros podem reportar denúncias às autoridades oficiais locais especializadas em cibercrimes, como através do Procon, pelo site Consumidor.gov.br.

Estagiário com supervisão de Luana Pavani

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