Amazon demite mais 16 mil funcionários, maior corte da história da empresa
Tony Webster via Wiki Commons
28/01/2026 | 17h05
São Paulo, 28/01/2026 - A BigTech americana Amazon anunciou um corte de 16.000 funcionários na manhã desta quarta-feira (28). As demissões já eram esperadas após um e-mail enviado por engano, na terça-feira, aos funcionários da divisão de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS). Nele, o corte era chamado de projeto "Dawn".
Leia também: Ano começa com oferta de mais de 200 vagas por empresas de diversos setores
Segundo a empresa, os colabores americanos terão 90 dias para procurar novas vagas no mercado. Apesar de ser pouco perto dos 1,58 milhão de funcionários globais, o corte foi inusitado ao mirar o setor corporativo, afetando quase 10% dos empregados da área.
A princípio, as demissões afetam apenas colaboradores dos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica. O VIVA procurou a empresa para entender se os brasileiros seriam afetados, mas não obteve resposta.
Situação da empresa
A redução ocorre em um momento de crescimento da Amazon que, em seu último resultado financeiro, no terceiro trimestre de 2025, anunciou um lucro de US$ 21,2 bilhões – valor 38% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
O evento se soma a outro grande corte feito em outubro de 2025, no qual 14.000 colaboradores foram demitidos. Na ocasião, o CEO Andy Jassy atrelou a decisão à estratégia de "operar como a maior startup do mundo", apostando na IA Generativa.
Desta vez, através de uma postagem no blog da empresa, a vice-presidente sênior de Experiência do Funcionário e Tecnologia da Amazon, Beth Galetti, explicou a intenção da empresa de "aumentar a responsabilidade individual e reduzir burocracias". Galetti também reforçou que, apesar da distância de poucos meses entre as demissões em massa, este não será um padrão da empresa.
Alguns de vocês podem se perguntar se este é o início de um novo ritmo – em que anunciamos reduções drásticas a cada poucos meses. Esse não é o nosso plano. Mas, como sempre fizemos, cada equipe continuará avaliando a responsabilidade, a velocidade e a capacidade de inovar para os clientes e fará os ajustes necessários"
*Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
