Envato
Por Felipe Cavalheiro
[email protected]São Paulo, 30/04/2025 - Pensando em dar um novo rumo à carreira? O setor de tecnologia da informação e comunicação está precisando de profissionais capacitados, tanto para o desenvolvimento de software tradicional quanto para as novas demandas surgidas com a Inteligência Artificial.
De acordo com o Relatório Perspectivas Do Mercado De Trabalho Do Macrossetor TIC, realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a área de TIC vai receber, até dezembro de 2025, 88 mil novas vagas. Em um cenário otimista, serão 147mil.
O crescimento também encontra diferença em cada ramo do macrossetor de TIC, com expectativa entre 561 mil e 590 mil empregos para TI In House e entre 336 mil e 366 mil emprego nas telecomunicações. Com tantas oportunidades, é o momento de analisar a área e escolher o melhor caminho.
Até setembro de 2024, o setor de TCI tinha 2,108 milhões de profissionais empregados. No entanto, este número poderia ser bem maior. Segundo o mesmo relatório da Brasscom, ha uma diferença de 30,2% entre a oferta e a demanda por profissionais de tecnologia.
O setor também apresenta uma preferência pela informalidade: entre 2022 e 2024, enquanto os empregos formais cresceram 4,5%, o aumento nos informais foi de 13%, e 18,2% nos MEIs e outros empresários Individuais.
Ainda segundo o levantamento da Brasscom, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas lideram a formação de novos profissionais de tecnologia, com mais de 34 mil formados, seguidos por Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação, com 11,2 mil, e Ciência da Computação, com 9,3 mil. Essas formações, no entanto, também representam apenas uma porcentagem do todo, ao somarem somente 89.696 alunos, perante as 1.810.405 vagas abertas.
Para Gilberto Reis, COO da Runtalent, empresa referência em tecnologia e serviços digitais, o mercado tem buscado profissionais cada vez mais especializados e alinhados às novas demandas tecnológicas, embora reforce que qualificação não é a única exigência das empresas.
Embora seja muito importante para profissionais de tecnologia o domínio de habilidades como linguagens, conhecimento avançado em cloud (computação em nuvem), arquitetura de microservices, ferramentas de automação e cibersegurança integrada, entre outras, são as softskills os fatores diferenciais, diz ele.
"Vemos que as contratações cada vez mais se baseiam pelo comportamento do que pelo diploma. A curiosidade, a capacidade de aprender rápido e a inteligência emocional são diferenciais para um talento em tecnologia”.
A Inteligência Artificial, especialmente no setor da tecnologia, é tanto um temor quanto uma nova esperança. Se por um lado põe funções em risco, por outro, cria novas demandas, como indica um Relatório do Fórum Econômico Mundial. Até 2025, o mercado de trabalho global precisará de 97 milhões de novos empregos relacionados à IA.
Já existem muitas carreiras possíveis envolvendo esta inovação, desde cientista de dados e engenheiro de Machine Learning até cargos como AI strategist ou líder de ética em IA. Mas, neste cenário, está surgindo uma nova profissão: o Gestor de Inteligência Artificial. A função dele pode parecer simples, mas é cada vez mais exigente e requisitada: conectar a IA ao negócio, aplicando tecnologias que parecem futurísticas, mas que já são uma realidade.
Para Mateus Miranda, CIO do Grupo IRRAH, grupo de tecnologia especializado em soluções para o setor varejista, “mais do que gerenciar a tecnologia em si, ele atua como um facilitador, garantindo que as soluções de IA se integrem de maneira eficiente nas operações da empresa, mas sem perder o foco no valor humano. Ele será o responsável por coordenar a aplicação da IA em áreas-chave, como atendimento ao cliente, marketing e vendas, mas sempre com um olhar atento para não substituir a empatia, a visão estratégica e a capacidade de adaptação humana”.
A profissão teve origem nos EUA e logo vai encontrar terreno fértil no Brasil, que é o maior consumidor da tecnologia da América Latina, de acordo com uma pesquisa da IDC.
Além disso, o Brasil está 12ª posição no ranking global de desenvolvimento de IA, conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial. “O aumento na automação, a necessidade de análise de dados em larga escala e a busca por eficiência operacional estimula essa demanda, e aqueles que investem em habilidades em Machine Learning e Ciência de Dados encontram um cenário promissor”, destaca Miranda.
O cenário do setor de TIC deixa algo claro: o interesse pelas empresas é na aptidão tecnológica. Segundo a Brasscom, mais da metade das futuras vagas serão ligadas diretamente às tecnologias, em comparação com outras funções como marketing, RH e administrativa.
Para ingressar nesse mercado de trabalho não basta se especializar, é preciso se atualizar com frequência. Pensando nisso, confira aqui uma lista com nove cursos gratuitos elaborados pela Alura e disponibilizados na plataforma Eu Capacito, iniciativa social do Instituto Itaqui.
A partir do momento em que você se inscrever, receberá um e-mail por dia, durante sete dias, com dicas do que praticar, com o contexto, a tarefa e os links de material extra sobre o assunto em pauta. Durante esse período, o objetivo é que você construa uma versão moderna do Tamagotchi, utilizando os conceitos mais importantes do C#. Para acessar, clique aqui.
Nos mesmos moldes do curso anterior, durante sete dias você receberá desafios. O ideal é separar uma hora para ver todo o material e realizar o exercício proposto. Usando apenas código PHP e o framework que será disponibilizado, você irá implementar as seguintes funcionalidades: login, cadastro, validação de e-mail, recuperação de senha e refatorar o ScubaPHP para algo mais moderno. Clique aqui para acessar.
Durante uma semana, você vai construir uma aplicação back-end utilizando o Python e o framework Django. O objetivo é consumir a API da animação “Avatar: A Lenda de Aang” e criar uma tela básica exibindo os dados e com paginação. No processo, você também utilizará o Bootstrap junto ao Django. Para ter acesso a este conteúdo, clique aqui.
Neste curso, você vai praticar algo que, além de muito importante, é divertido. Você utilizará apenas APIs do Java para consumir uma API, puxando o ranking dos top 250 filmes do IMDB e devolvendo um JSON. Posteriormente, começará a organizar uma modelagem que trabalhe com filmes usando classes e interfaces. Você também trabalhará com construtores, abstrações, comparadores, entre muitos outros conceitos que colocarão à prova os seus conhecimentos de Java. Clique aqui para acessar.
Ao longo dos sete dias de desafios, você vai passar por todo ciclo de coleta, limpeza, tratamento, exploração e análise de dados. Vai entrar em uma base de dados do governo, trazer esses dados para o ambiente de análise utilizar SQL, Python, Pandas, Plotly entre outras ferramentas comuns no dia a dia de alguém que trabalha na área. No final, você vai ter uma visão ampla de diversos processos e conseguirá entender como cada uma das etapas se encaixa no processo de análise de dados. Para acessar, clique aqui.
Em uma semana, você vai praticar a essência do Front-end, construindo sua versão do jogo Wordle. O Wordle é um game de palavras em que o objetivo é adivinhar o termo escondido. Você vai desenvolver esta aplicação utilizando HTML, CSS, JavaScript e aplicando conceitos como Flexbox/Grid, manipulação do DOM, eventos, consumo de APIs, testes automatizados e muitas outras coisas. Para saber mais, clique aqui.
Os desafios propostos neste curso também te farão praticar a essência do Front-end, como no conteúdo anterior. Foi pensando na parte prática que surgiu a ideia do projeto que você vai desenvolver: uma réplica da página de perfil do LinkedIn. Para isso, você usará conceitos básicos como ‘div’, ‘section’, inline para imagens, medidas responsivas em CSS, além de temas mais avançados como Flexbox, Grid e outros. Clique aqui para acessar.
Durante os sete dias deste curso, você irá criar, do zero, um repositório no GitHub usando um template. Posteriormente, você começará a fazer requisições para esse repositório, tanto manualmente quanto através da IDE do Visual Studio Code. Basta clicar aqui para acessar.
Ao longo de uma semana, você vai praticar com a linguagem mais usada no mundo e aprenderá como usar o Javascript para criar algoritmos e resolver problemas do seu dia a dia. Depois de praticar por sete dias seguidos esses conceitos, você verá que lembrar a sintaxe dos comandos e para que serve cada um deixará de ser uma dificuldade e você conseguirá se preocupar mais em como resolver os problemas e menos com a linguagem de programação que está usando. Clique aqui para acessar.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.