Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Cartórios passam a certificar provas digitais virtualmente, saiba como

Divulgação/e-notoriado

A ferramenta "e-Not Provas" autentifica capturas de tela para que possam ser usadas como provas judiciais - Divulgação/e-notoriado
A ferramenta "e-Not Provas" autentifica capturas de tela para que possam ser usadas como provas judiciais
Por Felipe Cavalheiro

10/01/2026 | 12h00

São Paulo, 10/01/2026 - A partir de agora, cartórios brasileiros oferecem um serviço para autenticação de provas digitais, garantindo maior segurança jurídica em processos que envolvam conteúdo online. O sistema, integrado à plataforma e-Notariado, permite registrar páginas da web, publicações em redes sociais e conversas em aplicativos de mensagens.

Leia também: Aprenda como abrir um Boletim de Ocorrência online e evite ir a uma delegacia

O advogado especialista em Direito de Informática do escritório Barcellos Tucunduva Advogados, Luiz Fernando Plastino, explica que, apesar de serviços como estes já existirem em empresas privadas, uma plataforma oficial, certificada pelo Conselho Nacional de Justiça, fornece uma segurança jurídica muito maior. 

“O novo sistema é uma forma de autenticação digital do conteúdo por meio do notariado. Apesar de não se tratar de atas notariais – previstas expressamente no Código de Processo Civil –, a autenticação digital também tem fé pública e cumpre o mesmo papel, não havendo razão para que seja considerada inadmissível em juízo."

O advogado complementa que a plataforma dispõe de sistemas de segurança avançados, como hash, assinatura criptográfica e registro em blockchain, “garantindo a integridade do documento”.

Plastino relembra que, antes da inovação, a maneira mais segura de autenticar uma prova digital era ir presencialmente a um cartório e contar com o testemunho de um tabelião para gerar uma ata notorial, levando a custos bem maiores.

Sem esse testemunho que garantia a fé pública, a apresentação de capturas de tela ou mensagens é dificilmente aceita em um tribunal, por não serem previstar por lei e facilmente manipuláveis. 

O novo sistema supre a demanda por provas rápidas e seguras, embora não substitua completamente a ata notarial em situações complexas.”

Como as provas se tornam públicas, o especialista recomenda uma atenção aos documentos que contenham informações pessoais, contando preferencialmente com a orientação de um advogado para manter a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Ele reforça que, Em casos envolvendo dados sensíveis ou informações de terceiros, os riscos jurídicos são relevantes.

O principal risco é a divulgação indevida. Embora os atos notariais sejam públicos, na prática o acesso é restrito e sujeito a regras. Quando houver exposição de terceiros ou conversas privadas, recomenda-se que o solicitante requeira segredo de justiça no processo.”

Como realizar o serviço 

É possível autenticar os documentos através do endereço "enotprovas.org.br". Para utilizar o serviço, siga os passos: 

  1. Acesso com certificado: Para acessar a plataforma, é necessário ter um Certificado Digital Notarizado. Caso não possua, é possível emitir um gratuitamente no endereço "e-notariado.org.br/customer/certificate-request"
  2. Escolha qual prova será coletada: Dentro da plataforma, basta clicar em "Nova autenticação" e "Iniciar". Agora, acesse o site desejado e selecionar "Tirar captura", na parte superior da tela, e em "finalizar" quando já tiver escolhido todas as provas. Após revisar todas elas, basta clicar em "Autenticar"
  3. Realize o pagamento: Ao finalizar o processo, o site vai consumir os créditos necessários. Estes créditos devem ser comprados com antecedência, e variam conforme a quantidade de provas desejadas e o estado para qual serão emitidas. O custo para uma única captura varia de R$ 5,02, no Ceará, até R$ 24,47, em Goiás. 
  4. Autenticação digital: As provas serão autenticadas automaticamente; processo que leva apenas alguns minutos. Na página de "Minhas Autenticações" é possível baixar o documento da prova assinado, no qual constará a origem, a data e hora em que foi coletada. 
  5. Verificando a autenticidade: Retornando à página inicial do e-Not Provas, clique em "Validar autenticações", no canto superior direito, e anexe a prova que deseja consultar. Se o documento for válido, será apresentado como autêntico, contemplando os dados da assinatura digital do tabelião de notas responsável pela autenticação digital.
Estagiário sob supervisão de Paula Bulka Durães

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias