Foto: Divulgação/OpenAI
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 11/06/2025 - Na manhã da última terça-feira (10), o ChatGPT apresentou instabilidade em vários países, afetando o acesso de milhares de usuários. Desde as primeiras horas do dia, internautas relataram problemas para utilizar o chatbot da OpenAI, enfrentando dificuldades para enviar comandos ou receber respostas. As falhas foram registradas em diversas regiões, como Índia, Estados Unidos e também no Brasil.
Por volta das 4h20, usuários brasileiros começaram a registrar queixas sobre o mau funcionamento da plataforma. Às 9h20 (horário de Brasília), o Downdetector, site que monitora instabilidades online, o número de queixas já somava 747 notificações. O pico aconteceu às 8h37, com 954 reclamações.
Enquanto isso, em redes sociais e plataformas de monitoramento, o clima era de frustração e bom humor misturados. Um internauta chegou a comentar que o chatbot não respondia desde às 6h, e outro brincou que teria que trabalhar como seu avô fazia nos anos 1960. Também teve quem dissesse que o ChatGPT estava em "burnout" e que era hora de torcer pela recuperação da inteligência artificial.
De acordo com o Business Insider, a OpenAI informou ter identificado a origem do problema e está atuando para normalizar os serviços. A empresa reconheceu a lentidão em toda a plataforma e disse que buscaria soluções. Apesar disso, na manhã desta quarta-feira ainda há aviso de problemas no OpenAI Status.
Além do ChatGPT, outros serviços da OpenAI também foram afetados, como a API usada por empresas para integrar os modelos de linguagem aos seus próprios sistemas. Segundo a empresa, essa ferramenta já mostra sinais de estabilização.
Usuários de fora do Brasil relataram mensagens de erro, como a indicação de problemas de rede ou simplesmente uma tela dizendo que algo deu errado, sem maiores explicações. A OpenAI prometeu continuar fornecendo atualizações.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.