Claro e OpenAI fecham parceria para colocar ChatGPT Plus em planos de internet

Envato

Para a OpenAI, a medida amplia ainda mais a visibilidade da ferramenta de IA no Brasil, que já é o seu terceiro maior mercado do mundo - Envato
Para a OpenAI, a medida amplia ainda mais a visibilidade da ferramenta de IA no Brasil, que já é o seu terceiro maior mercado do mundo

Por Circe Bonatelli, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 04/09/2025, às 12h54
São Paulo, 04/09/2025 - A Claro e a OpenAI anunciaram, nesta quinta-feira, 4, uma parceria para alavancar os seus modelos de negócios no Brasil. As empresas decidiram embutir a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT Plus (versão paga do aplicativo) nos combos de internet da operadora.
Assim, o ChatGPT Plus ficará disponível para o cliente da Claro pelo período de quatro meses, sem custo adicional. O benefício valerá para os planos da categoria 'Claro Multi', que combinam banda larga, plano móvel e TV por assinatura. Os usuários poderão resgatar um voucher que cobre a mensalidade do aplicativo pelo período.

Leia também: ChatGPT agora lê seus arquivos do Google Drive e até grava reuniões por áudio; veja como

O objetivo da Claro é aumentar a atratividade dos seus planos por meio da oferta de mais serviços digitais. O ChatGPT foi escolhido porque a operadora entendeu que a inteligência artificial tem caído no gosto dos brasileiros e representa um grande chamariz. Para a OpenAI, a medida amplia ainda mais a visibilidade da ferramenta no Brasil, que já é o seu terceiro maior mercado do mundo, com mais de 50 milhões de usuários.
 "É o início de um processo que vai avançar nos próximos anos com a oferta de serviços para uma vida mais produtiva e mais divertida para nossos clientes em cima da nossa conectividade", disse o presidente da Claro Brasil, Rodrigo Marques, durante entrevista coletiva à imprensa.
Marques afirmou também que vislumbra uma expansão gradual da parceria entre a Claro e OpenAI nos próximos anos, com a possibilidade de chegar a processos internos da operadora e serviços ofertados a clientes empresariais. "Começa com a oferta comercial e depois, tende a evoluir para dentro da Claro, no longo prazo", disse Marques.
O diretor da OpenAI na América Latina, Nicolas Andrade, ressaltou o potencial da parceria em ampliar a visibilidade da ferramenta no Brasil. "Tenho certeza de que essa colaboração vai incentivar ainda mais pessoas a adotar essa tecnologia no dia a dia", declarou.
No fim de agosto, a OpenAI anunciou a abertura oficial de um escritório no Brasil, que ficará em São Paulo. Até aqui, a presença no País se dava por meio da atuação de dois funcionários. Segundo a companhia, o espaço será um local para encontros e treinamentos em inteligência artificial (IA) a públicos diversos.
Mesmo questionada, a Claro e a OpenAI não deram detalhes sobre o modelo de negócio e como será o faturamento de cada parte. Foi dito apenas que a Claro vai se encarregar do valor da mensalidade do ChatGPT Plus por quatro meses. Depois disso, o cliente que quiser manter o serviço terá que fazer a contratação e o pagamento direto à OpenAI.
A parceria entre a tele e a big tech terá caráter de exclusividade por um período predeterminado, mas que também não foi revelado. Nesse período, a Claro não embutirá outro aplicativo de IA nos seus planos, nem o ChatGPT poderá ser oferecido em algum plano de outra operadora de telefonia.

Uso de dados

Nesta etapa, a Claro decidiu oferecer dados extras nos planos pré e pós-pagos para evitar que os usuários fiquem sem franquia pelo uso do aplicativo de inteligência artificial. Isso representa uma mudança na estratégia em relação aos anos anteriores, quando as operadoras deixaram de cobrar a franquia de dados para atrair clientes que visam os aplicativos de redes sociais e streaming de áudio e vídeo por exemplo.
Essa política era chamada de 'ser rating'. No entanto, ela se tornou um problema diante da quantidade de dados consumidos por esses aplicativos, e as operadoras começaram a cortar esses benefícios. "Desta vez, com o ChatGPT, não é zero rating, porque nós sabemos onde começa o consumo de dados, mas não sabemos onde termina", disse Marcio Carvalho, Diretor de Marketing da Claro, ao explicar a opção por oferta de dados extras e limitados.
No pré-pago, haverá um pacote adicional de dados: ao recarregar R$ 30, o cliente recebe 15 GB de internet, sendo 12 GB para uso geral e 3GB de Extraplay, exclusivos para ChatGPT e YouTube. Nos planos Controle, haverá uma franquia extra de 5GB, dedicada a redes sociais e ChatGPT.
O ChatGPT Plus (versão paga), que tem os motores mais avançados, resposta mais rápida, acesso ao agente, personalização nas tarefas, acesso ilimitado ao Sora para geração de vídeos, e teste de novos recursos em fase de lançamentos.
Palavras-chave ChatGPT Claro OpenAI internet

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias