Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brEscrever documentos no computador ou no celular pode ficar muito mais simples com a função de digitação por voz do Microsoft Word. O recurso converte a fala em texto em tempo real, permitindo criar rascunhos, registrar ideias e até formatar conteúdos sem precisar do teclado.
Disponível para PC, Android e iPhone, a ferramenta está integrada ao Word para assinantes do Microsoft 365. Já no aplicativo para celulares, também é possível utilizar a função sem a necessidade da assinatura.
A função “Ditar” aparece no menu do Word e pode ser ativada pelo ícone de microfone. Ao falar, o programa transcreve automaticamente as palavras para o documento. É possível incluir pontuações e até comandos de formatação, como negrito, itálico e sublinhado.
No computador, o recurso fica na guia “Página Inicial”, dentro da seção “Voz”. Ao clicar em “Ditar”, o microfone é ativado e o texto começa a ser gerado na tela.
No celular, basta abrir um documento, tocar no campo de texto e selecionar o ícone de microfone do teclado.
O processo é prático tanto para documentos novos quanto antigos, e pode ser interrompido a qualquer momento apenas desligando o microfone.
Leia também: 5 aplicativos para escanear documentos com o celular e garantir produtividade
Apesar de simples, alguns fatores podem impedir o funcionamento da digitação por voz no Word:
Quem não é assinante do Microsoft 365 ainda pode recorrer a alternativas. A versão online do Word e o aplicativo para celulares oferecem a digitação por voz gratuitamente.
Além disso, sistemas operacionais como Windows, macOS, iOS e Android já trazem funções próprias de acessibilidade que permitem ditar textos diretamente no Word.
Leia também: ChatGPT agora lê seus arquivos do Google Drive e até grava reuniões por áudio; veja como
Mais do que comodidade, a digitação por voz pode ser uma aliada para quem precisa produzir conteúdo rapidamente, tem dificuldade em digitar ou busca novas formas de produtividade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.