Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Conheça a nova rede social 100% brasileira que promete resgatar a era do Orkut

Foto: Divulgação/Poosting

A Poosting quer devolver aos usuários o controle sobre o que veem e publicam - Foto: Divulgação/Poosting
A Poosting quer devolver aos usuários o controle sobre o que veem e publicam

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/11/2025, às 17h21

São Paulo, 13/11/2025 - Uma nova rede social 100% brasileira está chamando atenção na internet. A "Poosting", criada em Fortaleza (CE) por Afonso Alcântara, chega com a proposta de ser uma alternativa às plataformas dominadas por algoritmos, e promete resgatar a nostalgia dos tempos de Orkut, com o dinamismo do antigo Twitter (hoje X).

Com um feed cronológico e foco em comunidades e fóruns, a Poosting promete devolver aos usuários o controle sobre o que veem e publicam. Segundo seu criador, o objetivo é oferecer um espaço mais transparente, onde o alcance dos posts não dependa de curadorias automáticas.

Leia também: O Orkut vai voltar? Veja tudo o que se sabe sobre o retorno da rede social

Uma criação cearense que virou sucesso

Lançada oficialmente em 2 de janeiro de 2025, a Poosting nasceu do desejo de seu criador, o empresário Afonso Alcântara, de construir uma rede social mais justa e humana. O dia da estreia foi escolhido em homenagem à mãe de Afonso, falecida em 2020.

O que começou com um grupo de amigos rapidamente viralizou. Em poucas horas, milhares de novos usuários se cadastraram, e hoje a plataforma já ultrapassa 2,3 milhões de contas ativas, alcançando também usuários fora do Brasil. O sucesso rendeu ao desenvolvedor o apelido de “Zuckerberg cearense”.

Leia também: Sequência de 'A Rede Social' escala astros de 'Succession' e 'O Urso'

Como funciona a Poosting

A Poosting combina alguns recursos das redes antigas com outros modernos. No feed, as publicações aparecem em ordem cronológica, sem interferência de algoritmos. 

Cada perfil pode ser personalizado com foto de capa, música e vídeo favoritos, status de humor e até recados públicos, os famosos “scraps”.

A plataforma também permite saber quem visitou seu perfil, algo que marcou época no Orkut. Além disso, há um sistema de avaliações entre amigos, com categorias como “fã”, “confiável”, “legal” e “sexy”.

Os usuários ainda podem participar de comunidades e fóruns temáticos, trocar mensagens privadas, reagir com curtidas ou dislikes (a “Lixeira”), criar enquetes e compartilhar posts temporários.

Leia também: Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social: o que são e por que importam?

Recursos que chamam atenção

Entre as principais ferramentas, estão:

  • Feed cronológico, sem influência de algoritmos
  • Comunidades e fóruns, com votos e tópicos abertos
  • Perfis altamente personalizáveis
  • Moeda virtual Postcoin, que pode ser convertida em reais
  • Rankings mensais de engajamento e popularidade
  • Frames (semelhantes aos Stories), ferramenta de paquera chamada Postmatch e minijogos
  • Post Life, um ambiente 3D para interação
  • E o Poosting Ads, para anúncios pagos dentro da plataforma

Leia também: Adultização de crianças e infantilização de adultos; é só 'trend' de redes sociais?

Diferente das gigantes estrangeiras, a plataforma nasceu no Nordeste e é totalmente desenvolvida com tecnologia nacional.

Além de priorizar a liberdade de expressão, a rede social diz se comprometer com o combate à desinformação, firmando parcerias com veículos jornalísticos e garantindo mais privacidade aos usuários, sem exposição excessiva de métricas.

A rede social já está disponível tanto na versão web quanto em aplicativos para Android e iOS.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias