Dia do astronauta: como ser o segundo civil brasileiro no espaço
Envato
09/01/2026 | 08h15
Leia também: NASA desmente mineira e levanta a pergunta: o que é preciso para ser um astronauta?
Diferente das missões governamentais, esta ação é uma iniciativa da SERA para democratizar o acesso ao espaço e torná-lo acessível a pessoas comuns. O brasileiro escolhido se juntará a outros cinco tripulantes, representando diferentes países (com exceção de países sancionados pelos EUA).
O primeiro civil brasileiro a viajar ao espaço foi o engenheiro de produção Victor Hespanha, que, em junho de 2022, participou da missão NS-21. Hoje, embaixador da SERA no Brasil, Victor destaca que a data é um lembrete de que o céu não é mais o limite.
Estamos abrindo o espaço para todos, não apenas para militares ou cientistas. Olhar para a Terra lá de cima muda sua perspectiva de vida. O meu papel hoje é ajudar a selecionar quem viverá essa próxima experiência, que foi transformadora para mim e, com certeza, será para o escolhido”.
Como funciona o concurso?
Os interessados devem acessar um robô dentro do Telegram para acumular SpaceDust ("poeira espacial" — uma pontuação própria do processo) por meio de desafios e engajamento com a comunidade.
Ao contrário de seleções fechadas, os finalistas brasileiros passarão por uma votação da própria comunidade na rede TON (The Open Network), integrada ao aplicativo Telegram.
Não é necessário ser piloto ou engenheiro. O critério principal é o engajamento na plataforma e a capacidade de representar o Brasil na missão.
Como participar
As inscrições seguem abertas, e ainda é possível entrar na disputa e começar a acumular pontos para a fase de votação:
Busque o contato "@sera_mission_control_bot" no telegram, ou acesse o link oficial via smartphone: https://t.me/sera_mission_control_bot/app
Com o Telegram aberto, selecione o botão “Getting Started” (em azul, no final da página) e o aplicativo será aberto.
Já será possível navegar pelo app, cumprindo desafios como seguir a página ou o CEO da TON nas redes sociais, para se posicionar na disputa.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
