Envato
Por Estadão Conteúdo e Felipe Cavalheiro
redacao@viva.com.brSão Paulo, 24/10/2025 - O Google anuncia que, pela primeira vez na história, um computador quântico pode executar com sucesso um algoritmo verificável em hardware, superando até mesmo os supercomputadores clássicos mais rápidos, em nota oficial.
A empresa diz que o avanço os aproxima "muito mais" de dispositivos que podem impulsionar grandes descobertas em áreas como medicina e ciência dos materiais.
Leia também: Maior acelerador de partículas do mundo usará tecnologia brasileira
Segundo a gigante americana de tecnologia, controlada pela Alphabet, o computador quântico pode calcular a estrutura de uma molécula e abre caminho para aplicações no mundo real. "O avanço de hoje se baseia em décadas de trabalho e seis anos de grandes avanços", acrescenta.
De acordo com a Google, com o novo chip quântico Willow - da própria empresa - foi mostrado como capaz de suprimir erros drasticamente resolvendo um grande problema que desafiou os cientistas por quase 30 anos: enquanto os chips quânticos comuns aumentavam a taxa de erro conforme ficavam mais rápido, o Willow é o primeiro a diminuí-la.
O Fundador da Google Quantum AI, Hartmut Neven, fez uma declaração ainda maior: segundo o teste da empresa, o chip realizou um cálculo em menos de cinco minutos que levaria 10 septilhões de anos em um super computador comum.
" É um forte sinal de que computadores quânticos úteis e muito grandes podem, de fato, ser construídos".
Apesar do avanço, o executivo afirmou que o chip ainda "não tem aplicações reais conhecidas", deixando aberto para novos testes.
*Estagiário sob supervisão de Luana Pavani
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Seguro de vida