Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 20/10/2025 - O Governo Federal está avançando na criação de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que promete revolucionar o uso de tecnologia na administração pública sem abrir mão da segurança das informações.
Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o ConversAI Studio será uma plataforma semelhante ao ChatGPT, mas projetada para operar exclusivamente dentro do ambiente governamental e com acesso restrito a bancos de dados oficiais.
Leia também: Mais da metade dos brasileiros crê que decisões de IA superam as humanas
O novo sistema está em fase de testes em instituições estratégicas, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional). A Receita Federal deve ser o próximo órgão a experimentar a tecnologia.
O projeto tem como meta garantir que informações sensíveis, como dados fiscais e financeiros, sejam processadas com total confidencialidade, sem transitar por servidores de empresas estrangeiras.
Leia também: Amazon Web Services sofre interrupção que afeta parte da internet global
Diferente das plataformas abertas de inteligência artificial, o ConversAI permitirá que cada órgão público integre seus próprios documentos e sistemas internos, tornando as respostas da IA mais específicas e seguras.
Leia também: Instituições de ensino são vítimas de 1.075 ataques cibercriminosos em 2025
Funcionários poderão fazer consultas e receber informações com base em bases de dados internas, ampliando a eficiência em tarefas técnicas e administrativas.
Leia também: Uso excessivo do celular? Confira dicas de como fazer um 'detox digital'
Além do ConversAI, o Serpro já oferece outras soluções baseadas em inteligência artificial para o setor público, como a IARA (Inteligência Artificial em Recursos Administrativos), ferramenta utilizada pelo CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fazendários) para otimizar a análise de processos tributários.
Outras aplicações auxiliam tribunais e órgãos do Judiciário, automatizando a triagem de grandes volumes de processos.
Leia também: A certificação digital pode solucionar a falsificação de bebidas?
O Serpro também atua no desenvolvimento das chamadas nuvens soberanas, que asseguram que dados de cidadãos e órgãos brasileiros sejam armazenados dentro do território nacional, com infraestrutura de proteção reforçada.
Semanas atrás, o governo iniciou os primeiros testes com equipamentos dessas nuvens fornecidos pela Microsoft, uma das poucas gigantes da tecnologia que ainda não haviam firmado parceria direta com a estatal.
Leia também: Vai fazer o Enem? Novo aplicativo do MEC promete ser reforço para o candidato
Embora ainda não exista uma data definida para o lançamento oficial da IA ConversAI Studio, a expectativa é que a nova ferramenta de inteligência artificial se torne uma peça central na política de digitalização segura da administração pública.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe