Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

IA pode aumentar a produtividade, mas também a disparidade entre países, diz FMI

IMF Photo/Lewis Joly

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, fez alerta para riscos da inteligência artificial - IMF Photo/Lewis Joly
A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, fez alerta para riscos da inteligência artificial

Por Aline Bronzati, enviada especial da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 16/10/2025, às 10h50

Washington, 16/10/2025 - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou para o risco de a inteligência artificial aumentar a disparidade entre os países. Ela cobrou mais velocidade para que a sociedade esteja pronta para os avanços que a IA deve trazer ao mundo.

"O risco que vemos é terminar em um mundo onde a produtividade aumenta, mas isso também gera divergência dentro dos países e entre eles", disse Georgieva, em coletiva de imprensa durante as reuniões anuais do Fundo, que acontecem em Washington.

Leia também: Brasil lidera otimismo e confiança no uso de IA no trabalho, diz pesquisa

O FMI desenvolveu um índice de preparação para IA, que classifica 174 países nos seguintes critérios: infraestrutura digital, mercado de trabalho, habilidades, inovação e a penetração da tecnologia e, por último, regulamentação e ética. "Há uma grande variação entre os países. Economias avançadas e alguns mercados emergentes, entre eles a China, mas também a maioria dos países do Golfo, estão concentrados na parte superior, enquanto países de baixa renda estão na parte inferior", disse.

Segundo a diretora-geral do Fundo, a preparação dos países é fundamental, e precisa ser rápida. "Não temos muito tempo para nos preparar para a inteligência artificial", alertou.

Leia também: Especialistas apontam o trunfo do profissional 50+ em relação à IA

O FMI calcula que a IA contribuirá para o crescimento em algo entre 0,1% e 0,8%, o que, conforme Georgieva, é "significativo". "Estamos atualmente em um crescimento de cerca de 3%, e se conseguirmos extrair esse tipo de impulso, isso seria muito significativo para o mundo", avaliou.

A diretora-geral do FMI disse ainda que o boom de investimentos em IA está gerando um "otimismo extraordinário", concentrado principalmente nos Estados Unidos. "Quando se analisa a distribuição desses recursos, os EUA despontam com grande vantagem, seguidos pelo resto do mundo", concluiu.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias